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4 competências fundamentais para o executivo de Marketing Digital

Com o avanço das tecnologias e inovações constantes no mundo dos negócios, algumas competências serão necessárias para os novos executivos. Entre elas podemos destacar 4 muito importantes.

  • Estrutura Criativa

Muitas empresas estruturam seu planejamento a longo prazo, mas cobram de seus colaboradores resultados semanais. A buscas do resultado imediato, juntamente com uma cultura organizacional ultrapassada, não proporcionam o melhor ambiente para uma produção criativa com foco em resultado. É preciso repensar as formas de trabalho: estruturas hierárquicas, competências, controle e gestão de resultados. Estruturas enxutas, competentes, criativas precisam estar na linha de frente das grandes empresas que buscam se adaptar ao novo mundo digital.

  • Abordagem Experimental

O novo executivo no ambiente digital deve ter conhecimento de sucessos e insucessos no ambiente digital em diversos segmentos. Benchmarking, Pesquisa e Estudos de Caso pode ajudá-lo nesta tarefa. Isso é um grande diferencial. Além disso, precisa ter capacidade analítica de interpretar o que é possível ou não ser aplicado no seu projeto de marketing. Para isso precisa ter um profundo conhecimento do cliente (interno ou externo) com possibilidade de avaliar resultados de aplicação de estratégias em curto, médio e longo prazo.

  • Apaixonado por Tecnologia

O planejamento é fundamental mas o conhecimento profundo de novas tecnologias digitais é um grande diferencial. Com esse conhecimento o planejamento ganha um suporte estratégico e target cirúrgico. O executivo consegue maior segmentação e muitas vezes diminuir custos.  O planejamento estratégico de uma empresa com foco em resultado, deve ter acesso as melhores ferramentas, plataformas e softwares de performance em marketing, já testadas no mercado.

  • Amigo dos Números

O novo executivo de Marketing deve saber interpretar profundamente as métricas e resultados analíticos no ambiente digital. A partir destes dados ele deve pautar suas estratégias digitais. Deve entender perfeitamente qual ação influencia determinado número e com isso propor novas ações e redirecionamento de campanhas após determinado período, caso necessário. Deve saber o timing de uma campanha, isto é, quanto tempo é necessário esperar para mudar. Cada segmento, região e estratégia pode influenciar essa decisão. Neste quesito é importante ressaltar que o profissional deve ter agilidade e autonomia para rever ações e estratégias de marketing dentro da empresa que atua.

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