Plataformas para o lançamento do seu curso online
outubro 30, 2020
Como-ganhar-dinheiro-vendendo-infoprodutos
Como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos
janeiro 19, 2021

8 ideias de infoprodutos que você pode fazer em uma tarde

Se você for questionado sobre qual é o produto ideal para vender, você pode dizer algo como “que tenha grande margem de lucro”, ou “seja fácil de produzir” ou “tem alta demanda do mercado”.

Ou você pode dizer “que saco”. Eu não sei!!

Mas os três primeiros são formas atraentes de descrever um modelo de negócios – porque podem gerar uma grande quantidade de receita a um custo baixo.

Se você gosta do que ouviu, os infoprodutos podem ser para você. São produtos que fornecem aos clientes algum tipo de informação, muitas vezes educacional. Aqui estamos falando de e-books ou cursos online.

Com a ideia certa de infoproduto, você pode ganhar muito dinheiro – e, em alguns casos, pode a fonte principal de renda do seu negócio.

O que exatamente é um Infoproduto?

Produtos de informação são produtos em que a parte mais importante do que você vende é o conhecimento. Normalmente, esses produtos são vendidos digitalmente e podem ser baixados do seu site.

Como “informação” é o valor-chave de um produto de informação, muitas vezes eles não têm nenhum tipo de forma física.

Os tipos de infoproduto incluem:

  • Ebooks
  • Sites de membros
  • Webinars
  • Folhas de cola
  • Cursos online
  • Relatórios e análises
  • Modelos prontos
  • Eventos ao vivo
  • Gravação de eventos ao vivo e resumos

Em alguns casos, os infoprodutos não são digitais. O coaching ou mentoria como produto, é um exemplo de produtos de informação não digitais (assim como os eventos presenciais). Antes da internet, era comum ver gente vendendo “reportagens” ou vídeo-cursos em DVD.

Novamente, a chave aqui é que as informações em seu produto são o que tem valor.

Os livros são valiosos por causa do que está nas páginas – os próprios pedaços de papel são praticamente inúteis para você.

Caso você esteja tendo problemas para entender, aqui estão alguns exemplos de infoprodutos de sucesso e como eles geram receita.

Quem precisa de uma ideia de infoproduto?

Os infoprodutos são uma grande oportunidade para freelancers pararem de trocar tempo por dinheiro e começarem um negócio mais escalável.

Se você é um freelancer, isso significa que você tem muito conhecimento em um campo realmente específico. Você tem um conjunto de habilidades valioso pelo qual as pessoas já pagam.

Transforme esse conhecimento em um infoproduto.

Por exemplo, imagine que você é um designer UX freelance. Sem dúvida, você sabe uma ou duas coisas sobre design de UX – você poderia escrever um ebook sobre “Como se tornar um designer de UX” e vendê-lo em seu site. Os infoprodutos têm uma vantagem principal – depois de criar o primeiro, não custa nada criar 100 cópias dele.

Claro, você provavelmente terá que fazer mais do que apenas colocá-lo em seu site para atrair vendas, mas não tenha medo – há muitas estratégias eficazes para lançar um e-book.

E os infoprodutos são mais do que freelancers.

Se você dirige uma pequena empresa voltada para serviços, algum tipo de infoproduto pode ser um ótimo impulso para sua receita.

Os infoprodutos também podem dar um gás em outras frentes do seu negócio:

  • Atrair futuros clientes
  • Ajudando e fidelizando clientes atuais
  • Ajudando pessoas que não poderiam pagar pelos seus serviços

Infoprodutos também podem servir como uma pequena e agradável renda suplementar para professores e educadores. Existem muitos softwares que podem tornar mais fácil para você criar e vender seus conhecimentos – sem negociar seu tempo.

Como criar Infoprodutos

É mais fácil falar do que fazer, certo? Ter um infoproduto de sucesso significa fazer mais do que colocar algumas ideias da sua cabeça na Internet.

Criar um infoproduto de sucesso pode ser um pouco assustador, mesmo se você já dirige seu próprio negócio.

Claro, os problemas que você encontrar vão depender do tipo de produto de informação que você está criando.

Normalmente, você pode cobrar mais por infoprodutos que são mais difíceis de fazer. Aqui está um exemplo rápido, usando três dos tipos mais comuns de produto de informação:

  • Ebooks: os ebooks são relativamente fáceis de montar (se você já tem o conteúdo, pode fazê-lo em uma tarde). Mas você provavelmente não poderá cobrar muito mais do que R$ 100,00.
  • Cursos online: os cursos online podem ser curtos ou longos, mas geralmente envolvem algum tipo de vídeo. Dependendo de quanto tempo eles têm, podem custar de R$ 100 a R$ 1000 reais.
  • Assinaturas de membros: As assinaturas podem ser difíceis de configurar – e pode ser difícil fazer as pessoas ficarem por perto. Mas geralmente você pode cobrar das pessoas uma taxa mensal entre R$ 10 a 20 reais.

Vale dizer que todos os preços aqui são sugestões. Só você poderá avaliar realmente quanto vale a informação que está oferecendo.

Como você faz um infoproduto?

Um guia completo está fora de cogitação nesta postagem – mas aqui está um rápido resumo de como você pode fazer para criar um e-book ou curso online.

Como fazer um produto de informação de e-book:

Escreva ou reúna o conteúdo do seu e-book (1 dia – 6 semanas)

Coloque seu conteúdo em um PDF (10 minutos – 2 horas)

Projete uma capa no Canva ou contrate um designer (30 minutos – 1 semana)

Configure pagamentos online no Mercado Pago ou Pagseguro ou uma plataforma de sua confiança.

Venda seu e-book para sua lista de e-mail – use sua plataforma de marketing por e-mail para enviá-lo às pessoas após a compra (1 hora, depois automatizado).

Como fazer um produto de informação do curso online:

Descreva o número de vídeos em seu curso online (1 dia)

Escreva roteiros de vídeo ou esboços para cada vídeo (1 semana)

Grave vídeos – PowerPoint ou Apresentações Google com narração são adequados e você pode usar o Camtasia (3 dias)

Adicione os vídeos ao seu site, pode usar o Hotmart, Eduzz ou Monetizze para fazer isso.

Venda o seu curso online através da sua lista de e-mail – a maioria das plataformas de adesão incluem processamento de pagamento (1 dia).

E se você quiser fazer algum outro tipo de infoproduto?

8 ideias de produtos de informação

Ok, então você tem uma boa noção do que é um infoproduto e porque ele pode ser tão valioso. Agora, veremos algumas ideias para que você possa determinar qual produto é perfeito para o que você tem a oferecer.

Aqui estão 8 ideias de infoproduto que você pode configurar em uma tarde:

  • Ebooks
  • Cursos online
  • Gravações de webinar
  • Gravações de eventos ao vivo
  • Recapitulações de eventos ao vivo
  • Sites de membros
  • Áudio de entrevistas com especialistas
  • Modelos Prontos de Gestão de Trabalho e Organização.
  1. Ebooks

Sobre a criação de e-books

  • Quanto tempo leva para criar um e-book? 2–6 semanas.
  • Por quanto você pode vender um e-book? R$ 100.
  • Quais habilidades você precisa para criar um ebook? Algumas habilidades de redação e design são úteis (muitas vezes você pode terceirizar o design).

Um ebook é uma versão eletrônica de um livro normal que pode ser lido em um Kindle, laptop, tablet, qualquer que seja.

Claro, isso não significa que você precisa de um livro impresso para justificar ter um e-book. O valor dos e-books são as ideias dentro deles, então eles vendem melhor depois que você se estabelece como uma autoridade em qualquer assunto abordado.

Se você é um corretor de imóveis e tenta escrever um e-book sobre marcenaria, pode ter problemas. A chave aqui é primeiro estabelecer sua experiência e, em seguida, fornecer valor real em seu e-book.

Isso não só garante clientes satisfeitos, mas também clientes fiéis.

2. Cursos online

Tabela de referência sobre cursos online:

  • Quanto tempo leva para criar um curso online? 2 semanas – 1 ano.
  • Por quanto você pode vender um curso online? R$ 100 a 1000 reais.
  • Quais habilidades você precisa para criar um curso online? Algumas habilidades de redação e edição de vídeo. Softwares como o Camtasia tornam isso mais acessível.

Os cursos online vêm em uma variedade de formatos e tamanhos, desde os tipos mais estabelecidos, ou até tipos menores. Como acontece com os e-books aqui, o segredo para atrair alunos é provar sua autoridade no assunto. Não importa qual seja o seu assunto, se você sabe claramente do que está falando, as pessoas comparecerão digitalmente.

3. Gravações de webinar

Folha de referências de infoproduto fazendo webinário:

  • Quanto tempo leva para criar um produto de webinário? 12 semanas
  • Por quanto você pode vender um webinar? R$ 100 a 250 reais
  • De que habilidades você precisa para criar um webinário? Você precisará de algum conhecimento de uma ferramenta de hospedagem de webinário.

Parte do valor de um webinário é a oportunidade de interatividade, mas só porque alguém perde a oportunidade de fazer uma pergunta ao apresentador não significa que não queira ouvir o que foi dito.

Os webinários fornecem aos participantes toneladas de informações ricas e práticas, e as pessoas valorizam isso, mesmo que signifique assisti-los depois do fato.

Os infoprodutos do webinário podem ser privados ao vivo – ou as gravações de webinários públicos de alta qualidade.

4. Gravações de eventos ao vivo

Folha de referências do infoproduto de gravação de eventos ao vivo:

  • Quanto tempo leva para criar uma gravação de evento ao vivo? O evento ao vivo é a maior restrição de tempo aqui
  • Por quanto você pode vender uma gravação de evento ao vivo? R$ 100 a 1000 reais
  • Que habilidades você precisa para criar uma gravação de evento ao vivo? Você precisará de algumas habilidades em vídeo – ou terá que contratar alguém para fazer um vídeo em seu evento.

Na faculdade, tive um colega de quarto que adorava a banda Foo Fighters. Cada vez que eles tinham um show, ele entrava em seu quarto e assistia a uma gravação do show no seu computador.

Obviamente, eu pensei que ele estava louco, mas isso mostra que as pessoas vão buscar ver algo em que estão interessadas.

Se você hospedar ou tiver acesso a eventos ao vivo que interessem a pessoas de todo o mundo, provavelmente poderá transformar uma gravação deles em um produto próprio.

As gravações de eventos ao vivo são especialmente úteis como um complemento para um produto existente. Muitos infoprodutos são vendidos em duas camadas:

  • Básico: você vende parte do produto (o e-book, o curso, qualquer coisa)
  • Premium: você vende a essência do produto – junto com entrevistas gravadas complementares, gravações de eventos e treinamento premium
  • Você já está hospedando o evento – pode muito bem extrair algum valor extra dele!

5. Resumos de eventos ao vivo (escrito)

Folha de dicas do infoproduto sobre eventos ao vivo:

  • Quanto tempo leva para criar um resumo de evento ao vivo? Se você tomar boas notas, algumas horas.
  • Por quanto você pode vender um resumo de um evento ao vivo? R$ 100 a 300 reais.
  • Quais habilidades você precisa para criar um resumo de um evento ao vivo? Habilidades de redação e design, semelhantes a um ebook.

Recapitulações por escrito de um evento ao vivo só funcionarão como um infoproduto pago se houver informações úteis fornecidas durante o evento. As pessoas provavelmente não pagarão por uma recapitulação escrita de um show, mas um evento de palestra ao vivo sobre empreendedorismo, é diferente.

Lembre-se de que tudo se resume a informações e, se você puder fornecer informações valiosas, as pessoas comprarão.

6. Sites de membros

Folha de referências do produto com informações do site de membros:

  • Quanto tempo leva para criar um site de membros? 1 semana – configuração de 1 mês
  • Por quanto você pode vender um resumo de um evento ao vivo? R$ 100 a 500 por mês
  • Quais habilidades você precisa para criar um resumo de um evento ao vivo? Você precisará criar algum conteúdo valioso e moderar a comunidade.

Como muitos outros exemplos de infoprodutos, a chave aqui é identificar uma demanda. Isso pode significar a criação de uma comunidade online.

Ou, em alguns casos, um site de associação se sobreporá a um dos outros tipos de produtos. Por exemplo, você pode criar uma série de cursos online que estão disponíveis para membros do site.

7. Podcast ou entrevistas com especialistas

Folha de referências de infoprodutos de áudio:

  • Quanto tempo leva para criar um produto de entrevista? 1 – 5 dias
  • Por quanto você pode vender uma entrevista? R$ 100
  • Quais habilidades você precisa para criar uma entrevista? Você precisará de um pouco de prática como entrevistador e um pouco de gravação de áudio.

Já conversamos muito sobre como a chave para vender um infoproduto é provar sua experiência. Bem, quando você tem alguém que já é um especialista estabelecido, essa parte já está feita para você.

8. Modelos de Gestão e Organização de Trabalho

Folha de referências de infoprodutos de Modelos de Gestão e Organização de Trabalho:

  • Quanto tempo leva para criar um modelo de gestão? 1 – 5 dias
  • Por quanto você pode vender modelo de gestão R$ 100 a 300 reais.
  • Quais habilidades você precisa para criar um modelo de gestão? Você precisará de algum tipo de habilidade com design, codificação de e-mail, planilhas – ou qualquer tipo de modelo que você tenha.

As pessoas que procuram modelos de algo, ficarão felizes em pagar por eles quando bem feitos. Você pode ver produtos de informação aqui para coisas como modelos de currículo ou modelos de site.

Se o seu modelo for para algo que seus clientes tendem a usar para ganhar dinheiro (currículos, sites ou algo totalmente diferente), eles ficarão satisfeitos se seus modelos forem eficazes.

Como vender Infoprodutos

Infoprodutos bem-sucedidos são bem-sucedidos porque são ótimos produtos – mas também são bem-sucedidos porque têm um ótimo sistema de vendas por trás deles.

Como você vende seus Infoprodutos?

A mídia social, especialmente o Instagram, está se tornando uma plataforma popular para vender Infoprodutos. Você precisará ter um grande número de seguidores.

O boca a boca pode funcionar, se você vender produtos caros para um número relativamente pequeno de pessoas. Uma reputação em seu setor pode ajudar.

O marketing de afiliados, em que outras pessoas vendem seu produto em troca de uma pequena porcentagem das vendas, pode funcionar – mas pode ser muito mais trabalhoso gerenciar do que você acredita.

Email marketing é uma ótima forma de vender um Infoproduto (e de ganhar dinheiro online).

Conclusão: “Vender” Infoprodutos gratuitamente

Os Infoprodutos têm baixo custo de produção e podem ser vendidos a preços elevados. Eles não precisam de muitos materiais para serem produzidos – e se você tiver a ideia certa de Infoproduto, eles também podem não levar muito tempo.

Geralmente, temos falado sobre Infoprodutos como algo que você vende. E esse é frequentemente o objetivo dos produtos de informação. Mas só porque o estamos chamando de produto, não significa que você precisa vendê-lo. Os produtos de informação também podem ser usados ​​como grandes ímãs de atração para preenchimento de listas, aumentando a visibilidade do seu negócio e consequentemente as suas vendas.

Mas isso é assunto para outra postagem. Até mais!

Abrir Chat
Olá, tudo bem? Que bom que está por aqui. Como posso te ajudar?