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Buzzmarketing [Residencial dos Ipês]: o casamento perfeito das mídias

Inovação. Essa é a palavra que temos levado em todos os nossos trabalhos. No marketing de Performance uma boa estratégia pode não ser suficiente, a criatividade sim, e a interação com outras mídias, pode fazer toda a diferença. Foi com esse pensamento que a Marte Publicidade, em parceria com a WebGear, criaram um plano de divulgação imbatível para a campanha do Residencial dos Ipês.

O meio digital é um grande parceiro das mídias tradicionais. Ainda mais em cidades pequenas, onde os folhetos de rua, outdoors, tem presença forte. Não dá pra pensar em campanha de resultado sem interação entre o novo e o antigo.

Por isso, garantir presença em mídias externas (como propagandas na TV, rádio, outdoors e outros) é o esperado – uni-la ao meio digital, com presença em redes sociais, landing pages e site é dar um passo a frente. Mais a frente ainda, é poder medir os resultados e mudar a estratégia durante o percurso. Teste A/B de landing pages e anúncios fizeram (e fazem) toda a diferença.

Neste post fizemos um resumo do nosso trabalho. O Resultado? Nossa estratégia funcionou. Muitas pessoas que viram o teaser na mídia externa (outdoor) repercutiram a revelação nas redes sociais, junto com a gente. Confira!

O Processo de Criação

O projeto do Residencial dos Ipês chegou até nossa equipe com alguns entraves: com uma campanha que já havia se iniciado, de que forma poderíamos inovar? E como conseguiríamos resultados com um projeto que, de certa forma, estava parado?

De início, ficou claro que precisaríamos mexer com o público de uma forma diferente: queríamos causar um certo buzz, suspense, para que pudéssemos “reviver” a campanha. Precisávamos a fazer as pessoas sairem da caixinha. Pra dar início utilizamos o que já estava concretizado – algumas pessoas que já adquiriram suas casas no residencial. Por isso, dividimos a campanha em duas etapas de divulgação:

Primeira etapa

A primeira etapa consistiu em trabalharmos mais diretamente com a divulgação externa. A estratégia era criar um suspense, através de mensagens de amor em outdoors espalhados pela cidade, com destinatário secreto: “R.I”, abreviação de Residencial dos Ipês.

A ideia era ter uma audiência que se transferisse para o meio digital (espalhando o suspense pelas redes como Facebook e Whatsapp) – e funcionou! Os outdoors foram motivos de inúmeras indagações em grupos da cidade no Facebook sobre quem era a “pessoa apaixonada” e, consequentemente, o destinatário que estava “arrasando corações”.

Visualmente, essa primeira etapa foi bem simples: um fundo monocromático com as frases dispostas em uma fonte básica, em branco, para que ficasse clara apenas a mensagem da publicidade, sem rodeios – mas com muito suspense! Abaixo temos algumas fotos sobre como ficaram os painéis e a repercussão no Facebook.

Ao mesmo tempo em que a primeira etapa da campanha corria, nossa equipe se organizou para programar a próxima etapa: a “exposição” do segredo e a divulgação do projeto.

Segunda Etapa

Compartilhado, com sucesso, o suspense da primeira etapa, preparamo-nos para a grande revelação. Claramente, essa revelação deveria destacar o que o projeto de campanha do Residencial dos Ipês já havia conquistado (os atuais compradores) e expandir sua visibilidade para atrair novas conquistas, novos compradores.

Para isso, entramos em contato com alguns dos atuais proprietários em busca de depoimentos a respeito de questões como: atendimento, seus sentimentos em relação à conquista (realização de ter a casa própria), ansiedade pela mudança, opinião sobre a construção e o modelo da casa, aspectos financeiros e burocráticos da compra, enfim, buscar pontos positivos e destaques já conquistados pelo projeto. Esses depoimentos foram a base tanto para a “transformação” dos outdoors antigos, como para divulgação em meio digital:

- nos outdoors, o “segredo” com as frases de amor e destinatário foram revelados por uma frase destacada de algum dos depoimentos, juntamente com seus remetentes, além de informações básicas sobre o projeto.

- ainda em relação às mídias externas, algumas partes dos áudios também foram utilizadas para divulgação nas rádios.

Você sabia que... De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, o rádio ainda é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros (55%).

- os vídeos gravados foram utilizados como material para divulgação no Facebook (página) do Residencial dos Ipês e num canal do Youtube. Além disso, a arte utilizada nos outdoors de revelação também se transformou em material para posts na página do Facebook. Abaixo, temos algumas fotos dos painéis de revelação e sua arte utilizada para postagens no Facebook e os vídeos com os depoimentos dos proprietários.

Outdoors - 2ª etapa

Depoimentos



Além dessas estratégias, nossa equipe responsável pelo conteúdo digital também estruturou e colocou no ar um site de divulgação do Residencial dos Ipês. Nesse caso, a intenção é dar visibilidade ao projeto, especialmente em questões como otimização da página (pensando em conseguir seu destaque em sites de buscas) e marketing de conteúdo (informação relevante para criar confiança e contribuir com o visitante/usuário na hora da compra).

Tudo isso só foi possível graças a um trabalho conjunto de criação e articulação entre mídias externas e digitais, contando com uma equipe que procurou pensar, em grupo, as melhores maneiras de colocar toda a estratégia em prática – seja visualmente, criativamente e digitalmente.

A Campanha Residencial dos Ipês é apenas um exemplo entre tantos outros que demonstram a importância do marketing de conteúdo e digital para o campo imobiliário. Não há dúvidas do quanto eles têm sido importante na divulgação e obtenção de resultados em projetos das mais variadas áreas.

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