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ChatBot: O que é e 4 motivos para investir

Atualmente, sabemos que a maior parte do que fazemos está relacionada a algum tipo de tecnologia. Conseguimos enxergar isso com o marketing, que se transformou em marketing digital e que está, cada vez mais, atrelado a ferramentas tecnológicas que o auxiliam em suas estratégias. Hoje falaremos de mais uma dessas “inovações”: a implementação e o uso de chatbot.

Alguns o consideram apenas como um “robozinho”, outros como uma completa revolução – e eu diria que ninguém está completamente errado.

Os chatbots se fortaleceram especialmente pela “Era Mobile” que vem norteando e tomando conta de nossa rotina – com uma comunicação muito mais ágil e com mudanças que acontecem de maneira constante em nosso dia a dia.

Essa nova [e intensa] realidade em que vivemos interfere, a cada dia mais, na preferência em que temos por interagir de maneira mais direta e rápida. Por isso, aplicativos que nos ajudam a fazer diversas tarefas crescem cada vez mais! Afinal, quem, hoje em dia, vai querer ligar pedindo um táxi se temos Uber, não é mesmo?

É por tudo isso (e um pouco mais) que os chatbots têm sido uma inovação importante para empresas. Ele se encaixa nessa necessidade de rapidez de atendimento e tem cumprido muito bem o seu papel.

 

O que é um ChatBot?

Mas, afinal: falar sobre chatbot é, simplesmente, falar sobre um robô/computador que responde perguntas de maneira automática?        

Conceitualmente, sim.
Mas considerar apenas esse conceito pode desprezar muito do potencial dessa estratégia.

Os chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagem para facilitar a comunicação entre um cliente e um serviço ou produto de uma empresa.

Na prática: um chatbot pode funcionar dentro de aplicativos de mensagens como Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros

Os chatbots mais avançados possuem inteligência artificial e vão aprendendo com cada conversa e assim vão melhorando seu desempenho de forma a proporcionar, cada vez mais, uma melhor experiência ao usuário. Mas esses são diferenciais e estão em fase de evolução, apesar de já existirem muitos por aí.

A maior parte dos chatsbots (e também os primeiros a funcionarem) tem como base regras simples e sem a capacidade de aprendizado: funcionam através de perguntas pré-definidas e alguns comandos fechados. (Caso o usuário escreva algo envie algo fora do padrão esperado pelo bot, ele se desculpa e diz não entender tal comando).

“Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo”            Mark Zuckerberg

Motivos para investir num ChatBot

“Tudo muito bonito e moderno, mas como, por quê e para que eu vou usar um desses?”, você deve estar pensando. E por isso, vou te mostrar 4 motivos (de muitos outros) para investir num chatbot:

Otimização do atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente é sempre um ponto chave tanto para empresas que vendem produtos materiais ou mesmo para as que prestam algum serviço. Ter um atendimento rápido e de qualidade, então, pode contribuir para muitas outras coisas!

E esse é um dos recursos que o investimento em um ChatBot pode proporcionar!

O processo de atendimento ao cliente sempre gera informações parecidas como alterações no cadastro, recuperação de senha, acompanhamento do pedido, etc. Isso, especialmente em casos de lojas e compras online, pode ser extremamente facilitado com uso de chatbots.

Empresas que sofrem com muitas filas ou possuem uma demanda muito grande por telefone também são muito indicadas a aderirem à ferramenta. E mesmo que, em alguma etapa do processo, seja necessário uma pessoa para completar a ação, o uso do chatbot ainda é facilitador.

E não poderia deixar de citar o uso das redes sociais! Ter um atendimento automatizado por meios como Facebook Messenger, Instagram Direct e outros, com certeza fará toda a diferença!

Reduzir custos

O motivo anterior nos leva a outro ponto: se posso atender meu cliente – pelo menos em uma boa parte – de forma automatizada, a tendência é de diminuir custos com atendimento humano.

O atendimento automatizado tem se tornado tendência nos mais diversos países pelo mundo, inclusive entre os latino-americanos.

Melhorar relacionamento com clientes e leads

Diversas pesquisas têm mostrado como os usuários têm preferido utilizar mensagens e a internet como canal de comunicação e interação – especialmente quando se trata de contração de serviços, compras, dúvidas, etc.

Implantar um chatbot pode ser um gatilho para conhecer melhor os hábitos de seus clientes e leads!

Com uma simples interação entre o chatbot e um lead ou cliente, você pode obter diversas informações que com toda certeza nortearão estratégias para melhorar cada vez mais o desempenho do seu negócio.

Sair à frente da concorrência

Como já comentei no início desse texto, o meio digital provocou inúmeras mudanças em nosso dia a dia e isso, obviamente, inclui as estratégias de marketing.

Há muito tempo, só se comprava em lojas físicas. Depois, surgiu o televendas e, mais recentemente, as compras online. As novas tecnologias, ferramentas e aplicativos vêm se tornando mais acessíveis e têm dado muito mais conta do serviço.

Além disso, temos todos os três motivos acima que nos dão uma visão mais ampla de que ter um chatbot poder ser muito vantajoso.

Por isso, investir em um chatbot torna-se um diferencial em relação às outras empresas de um mesmo segmento.

Quer saber como implantar essa e outras ferramentas da melhor maneira?
Entre em contato com a nossa agência! Nós oferecemos um serviço completo e personalizado para as suas necessidades!

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