8 ideias de infoprodutos que você pode fazer em uma tarde
janeiro 19, 2021

Como ganhar dinheiro vendendo infoprodutos

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Você está interessado em vender infoprodutos e entrar em uma das tendências de negócios online que mais cresce na história? Se assim for, prepare-se para descobrir como você pode ganhar dinheiro online simplesmente criando e vendendo infoprodutos na internet.

Neste artigo, você descobrirá como encontrar um ótimo mercado para produtos digitais, como criar um infoproduto e como você pode comercializar e vender seus infoprodutos.

A explosão do produto de informação

Depois que a internet se tornou um fenômeno mainstream no final dos anos 1990, ela mudou a vida como a conhecemos. Comunicações, viagens, música, governo… Compras. Sim, varejistas grandes e pequenos adotaram a Internet como uma forma de vender para clientes em todo o país… e ao redor do mundo.

O e-commerce cresceu exponencialmente na última década e não mostra sinais de desaceleração. Considere que 40% dos usuários de internet do mundo, que são mais de 1 bilhão de pessoas, compraram online pelo menos uma vez. E as vendas online de negócios para consumidores em todo o mundo foram de US$ 3,7 trilhão em 2015… e isso cresceu para US $ 2,35 trilhões no final de 2016.

Grandes e-tailers como Amazon e eBay, bem como varejistas tradicionais como o Walmart, aprimoraram e muito seu modelo de negócios online nos últimos anos. Mas mesmo que eles possam dominar a indústria, isso não significa que não haja espaço para pequenos operadores como você.

Na verdade, nunca houve um momento melhor para se envolver na venda online como um empreendedor solo. É muito mais fácil ganhar dinheiro com um negócio online do que ter uma loja de tijolos e argamassa. O risco, o investimento e o tempo gasto são muito menores.

Junto com toda essa atividade de e-commerce, cresceu uma nova forma de criar e vender produtos. E acontece que é a maneira mais fácil, mais econômica e, muitas vezes, mais lucrativa de operar um negócio online. Estou falando de vender produtos informativos.

A Indústria do Marketing de Infoprodutos

Antes de mergulharmos especificamente na publicação digital, vamos dar um passo atrás e olhar para a indústria do marketing como um todo.

Embora a venda de infoprodutos seja relativamente nova, a indústria não é. A ideia de empacotar conhecimento, informação e experiência em um produto vendável existe há anos. Quando a publicação impressa apareceu pela primeira vez as pessoas escreviam livros de como fazer, quando a tecnologia de áudio se tornava disponível, eles gravavam suas informações na forma de áudios, etc.

A ideia de criar conteúdo informativo e empacotá-lo em algo que você pode vender não é nova, mas a ideia de poder fazê-lo online abriu o acesso a esta indústria para muito mais pessoas e tornou a oportunidade muito mais acessível.

O que são Infoprodutos?

Um infoproduto pode ter diversos formatos, mas em sua essência, um produto como este deve passar conselhos úteis ao consumidor. Apesar do nome, as pessoas não querem simplesmente informações. Eles anseiam por dicas e estratégias para melhorar sua vida, transformação verdadeira. E é isso que os melhores produtos de informação fornecem, seja um vídeo, um ebook, um áudio, um webinar, um site de adesão…

Tenha em mente que, neste caso, embora um CD ou DVD ou um livro impresso seja tecnicamente um produto de informação, queremos focar apenas nos produtos que são entregues eletronicamente, geralmente via download ou algum site de assinatura seguro. Por exemplo, um ebook em formato PDF, um vídeo em um site protegido por senha ou uma gravação de áudio baixada do seu site.

A razão para isso é porque dessa forma seus clientes podem encomendar produtos a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer lugar do mundo, e obter seu produto instantaneamente, sem que você esteja envolvido na transação. É dinheiro enquanto você dorme. E porque você não está imprimindo fisicamente ou enviando nada; não há praticamente nenhum custo da sua parte. Claro, você terá que lidar com atendimento ao cliente e ficar de olho nas vendas. Mas é muito menos incômodo do que ter que acompanhar e enviar pedidos nos correios.

Por que você deve vender produtos de informação digital online

Há várias outras vantagens em vender infoprodutos.

  1. Eles são fáceis e baratos de criar. Você pode fazer um produto de informação digital usando nada além do seu tempo e energia mental. Isso é grátis quando se trata do seu investimento em dinheiro. Você só precisa de ideias. Então você escreve seu ebook, filma seu vídeo, grava seu áudio, cria seu webinar…. Isso também significa que se o produto não vender tão bem quanto você gostaria, você não perdeu dinheiro no projeto. Isso reduz seu risco financeiro, porque você não precisa se comprometer a criar produtos físicos, comprar e ter estoque.
  2. É virtualmente grátis para armazená-los. Como esses produtos são digitais, eles são simplesmente espaços em um servidor, no seu computador (certifique-se de fazer backup), ou na nuvem. Para pessoas com produtos físicos, se não estão fazendo frete on-line, eles têm que comprar grandes estoques. Isso custa dinheiro para armazenar e gerenciar. E nem pense em fazê-lo em casa – você rapidamente ficará sobrecarregado. Melhor ficar no digital, em que seus produtos não tomam espaço. Você pode armazenar grandes quantidades de arquivos de vídeo, áudio on-line a um custo muito barato e entregar esses produtos aos seus usuários finais, virtualmente.

Você pode se perguntar. Você tem produtos digitais sendo enviados para os clientes… O que os impede de enviar cópias para seus amigos ou vendê-las por conta própria? Nada realmente. Mas tenha certeza de que 99,9% de seus clientes não farão isso. E, na maioria das vezes, os vendedores de informações não estão muito preocupados com essa questão.

Como encontrar um mercado rentável para infoprodutos

Então, como criar seus próprios infoprodutos… e ter certeza de que eles serão best-sellers?

O primeiro passo é a pesquisa. Você precisa acompanhar as tendências e descobrir quais são os nichos e subnichos mais rentáveis online, e qual formato funcionaria melhor para atender a essa necessidade. Um ótimo lugar para começar é com seus próprios interesses. Se você pode combinar um negócio lucrativo com uma paixão, comece hoje mesmo.

Comece com um interesse que você tem. Comece a verificar online para ver se você é o único que ama… moda e costura, por exemplo. Procure blogs, grupos no Facebook e fóruns online para discussões sobre esse nicho. Olhe para as principais notícias – é mencionado? Olhe para os varejistas para ver quais produtos eles têm para venda neste nicho.

Para produtos informativos em particular, você deve verificar produtos vendidos nas principais plataformas de afiliados, que são especialistas em infoprodutos, embora tenha se ramificado em outras áreas.

Você encontrará muitas categorias em todos esses lugares, desde yoga até treinamento de cães até planejamento de viagem, perda de peso e fitness… com certeza haverá algo em que você está interessado.

De todas essas fontes você terá uma boa noção se esta é ou não uma tendência viável com potencial de vendas. Você também deve pesquisar que tipo de produtos são oferecidos, os tópicos que eles cobrem, os preços… este também é um dado vital de mercado que você pode usar para orientar à medida que você cria e vende seus próprios produtos de informação semelhantes. Você não está plagiando ou roubando – você está recebendo inspiração.

Pode parecer contra-intuitivo procurar mercados prósperos e tentar vender. Mas isso simplesmente significa que há um mercado pronto para seus produtos. As vezes não é legal ser pioneiro e tentar criar um mercado do zero — que muitas vezes é uma receita para o fracasso. Sua ideia segue tendências e se prende a modismos? … isso não é tão ruim.

Uma vez que você encontrou um mercado por qual é apaixonado e também é lucrativo, é hora de realmente criar um infoproduto para este mercado.

Como criar Infoprodutos

Quanto à criação de seus infoprodutos, isso também é fácil. Lembre-se que o conteúdo, qualquer que seja o formato, deve ser um conselho útil. Forneça guias, manuais, planejamentos, estratégias, dicas e truques… algo que a pessoa jamais conseguirá obtendo por conta própria.

Para ebooks ou produtos similares, você pode criá-los no Microsoft Word Power Point ou Google Docs e, em seguida, salvá-los como um PDF. Para a capa, encontre um freelancer no Workana  e gaste não mais que R$ 50,00 reais. Isso dará ao seu produto um visual muito profissional.

Para filmar vídeos, você pode usar seu smartphone ou uma câmera simples. Uma vez que você tenha o arquivo “bruto”, você pode usar um software de edição de vídeo intuitivo ou diversos aplicativos de edição disponíveis hoje no mercado.

Uma opção muito popular para fazer vídeos é criar uma apresentação de slides do PowerPoint ou Keynote e, em seguida, usar um software de gravação de tela para filmar seus slides enquanto você passa e narrar uma apresentação. Você também pode mostrar seu navegador da Web ou outros aplicativos de software também. Isso é ótimo para pessoas que são tímidas e não gostam de ficar na frente de uma câmera, mas querem aproveitar o potencial do formato vídeo. Opções de software populares incluem Camtasia e Screenflow.

Áudios são simples também. Basta usar o GarageBand (se você tiver um Mac) ou o aplicativo Sound Recorder no Windows Media Player para gravar sua voz. Você vai precisar de um microfone. Você também pode simplesmente usar um aplicativo de gravação de voz em seu smartphone para gravar áudios também.

Se você está preocupado porque não é um especialista, você sempre pode terceirizar essas informações. Há duas maneiras de fazer isso:

Primeiro, você pode contratar um copywriter para escrever um ebook, você pode alinhar as atividades diárias usando o zoom ou Skype.

Segundo você poderia comprar os direitos de produtos que já existem e renomeá-los como seus. Esses tipos de produtos são chamados de produtos de direitos de rótulos privados e você pode pegar os arquivos originais e colocar seu nome neles, e fazer alterações adicionais ou atualizações para eles como você quiser. A chave é que você não precisa ser um especialista para criar e publicar o seu infoproduto.

Resumo Geral – Infoproduto

Como você pode ver os infoprodutos são ótimos para se vender. São digitais, fáceis de criar e entregar. E as margens de lucro são enormes porque são escaláveis.

Então os próximos passos…

Encontre seu nicho – certifique-se de que ele tem potencial de vendas em escala.

Descubra qual formato funciona melhor para o seu nicho: áudio, vídeo, ebook, etc.

Crie seus produtos de informação.

E crie uma estratégia de vendas na internet para o seu infoproduto.

Escrito por BRIAN EDMONDSON (Small Business)

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