Você sabe o que é inovação?
fevereiro 15, 2019
cursos online: na imagem um notebook em cima da mesa com vários cadernos abertos e uma xícara de café
Cursos online: Passo a passo para o lançamento
agosto 22, 2020

Criação de infoprodutos: conheça 7 passos

criação de infoprodutos: um caderno aberto com uma pessoa escrevendo nele e um computador na frente

A criação de infoprodutos se tornou uma ótima forma de aumentar a sua renda.

Muitos de vocês podem estar se perguntando o que exatamente é um infoproduto. Desse modo, vamos começar dando uma explicação simples sobre isso e em seguida passaremos para a criação de infoprodutos.

Um infoproduto (ou produto digital) é qualquer produto digital que transmite conhecimento ou informações específicas, no contexto de educar o usuário em torno de um determinado assunto.

A criação de infoprodutos não é tão fácil quanto vender informações online (entretanto, é isso que muitas pessoas pensam que é).

O primeiro passo para criar um infoproduto verdadeiramente bem sucedido é pensar nas ideias que estes infoprodutos trarão. Além disso, essas ideias não têm que ser complexas ou profundas.

Na verdade, quanto mais simples a idéia, maiores as chances do seu infoproduto ter sucesso. Em suma, aqui estão algumas das melhores e mais rápidas maneiras de obter ideias de infoprodutos:


1) Antes da criação de infoprodutos, dê uma olhada nos mais vendidos

A verdadeira questão aqui é: como criar um infoproduto que vende?

Você pode conseguir isso dando uma olhada no que já está lá fora. Isto é, dê uma olhada nos infoprodutos mais vendidos.

Por exemplo, digamos que você queira criar um infoproduto em torno das vendas.

O que você pode fazer é visitar produtos já bem sucedidos.

Os infoprodutos mais vendidos podem ser uma excelente fonte de inspiração nas primeiras etapas do processo.

Portanto, visite o máximo que puder e anote coisas como:

  • Proposta de valor
  • Modelo de preços
  • Mensagens
  • Você pode facilmente encontrar esses produtos usando a pesquisa do Google:

Por exemplo, se você quiser obter ideias para infoprodutos relacionados a vendas, pesquise isso no google. Este pode ser o seu ponto de partida para brainstorming e descobrir grandes ideias de infoprodutos.


2) Navegue pelas principais plataformas de cursos

Vender informações online não é fácil. Felizmente para você, outros já fizeram isso. Plataformas de cursos são lugares onde as pessoas vão aprender novas habilidades bem como adquirir conhecimento com base em seus interesses.

Para encontrar ideias para o seu infoproduto, basta inserir algumas palavras-chave na barra de pesquisa no topo das páginas delas. Hotmart, Monetizze, Eduzz são algumas das mais populares delas!


3) Faça pesquisas baseadas em autoridades em seu nicho

Como criar um infoproduto que vende? Encontre autoridades em seu nicho e veja como eles embalam seus serviços.

Basta anotar suas ideias, pois você terá que escolher o tipo de ideia que você vai construir na próxima etapa do processo.

Para obter melhores resultados, não deixe de escrever 20-30 ideias de produtos informativos em geral.


4)Escolha o tipo de infoproduto

Nesta  etapa, você precisa escolher o tipo de seu infoproduto. Portanto, você precisa saber quais são os vários tipos de infoprodutos. Desse modo, vamos dar uma olhada em alguns dos mais comuns.

  • E-books
  • Listas
  • Plataformas de treinamento
  • Cursos
  • Planilhas
  • Papéis brancos
  • Webinars

Um equívoco comum entre muitos empreendedores online e pessoas de negócios é que você pode chamar algo de infoproduto apenas se ele tiver uma etiqueta de preço nele. No entanto, isso está longe de ser preciso.

Um infoproduto também pode ser algo que você oferece gratuitamente para um propósito específico.

Tudo se resume a isso: vender produtos informativos significa que você precisa agregar algum valor às suas perspectivas antes de poder pedir que eles paguem pelo seu produto. Portanto, você simplesmente não pode vender produtos informativos sem agregar valor antecipadamente.

Que tipo de infoproduto é melhor para você? Meu conselho é ir com o tipo que faz você se sentir mais confortável. Você se sente ótimo na frente da câmera? Então vá em frente.

Escrever conteúdo é a sua? Então tente. Faça o que te faz sentir mais confortável e feliz.

No entanto, algo que você precisa ter em mente é que as pessoas acham mais fácil consumir e comprar quando você combina diferentes tipos de infoprodutos. Assim, você pode ter um infoproduto emblemático, mas ainda precisa construir outros produtos ao seu redor.


5) Defina os elementos básicos do seu produto

Até agora, você escolheu uma ideia para o seu infoproduto. Ademais, você também escolheu o tipo de infoproduto que você vai criar. Neste ponto, você precisa definir os elementos básicos do seu infoproduto. Portanto, construa um modelo pensando nos seguintes pontos:

  • Problema
  • Solução
  • Métricas-chave
  • Proposta de valor único
  • Vantagem
  • Canais
  • Segmentos de clientes
  • Fluxos de Receita
  • Estrutura de Custos

O bom desta estrutura é que ele ajuda você a organizar seus pensamentos em torno do infoproduto que você vai construir.

Ao definir elementos básicos como a Estrutura de Custos bem como os Canais que você vai usar para promover seu produto, você tem uma estratégia básica em vigor.

Claro, muitas dessas coisas vão mudar à medida que você avança.

No entanto, defini-los desde o início é uma ótima maneira de saber para onde você está indo.


6) Valide sua ideia antes da criação de infoprodutos

A maioria das pessoas não consegue vender infoprodutos porque pulam essa etapa. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que a validação é um passo crítico para criar produtos digitais de sucesso.

Então, o que exatamente é validação e por que você deveria se importar com isso?

Decerto, a validação permite que você confirme se uma ideia tem chance de sucesso. Contudo, é também um dos passos mais críticos ao iniciar um novo negócio.

Você está usando a validação como uma maneira de determinar se seu infoproduto será de interesse para o seu público-alvo.

Se você quer vender informações online, ou apenas quer lançar um infoproduto grátis, pergunte o que as pessoas pensam sobre isso primeiro.

O feedback que você vai receber vai ajudá-lo a refinar seu produto antes de lançá-lo.

Aproveite e Faça um diagnóstico do seu Infoproduto com a Webgear. É simples e rápido.



7) Criação de infoprodutos e seu lançamento

Neste ponto, você precisa sair do prédio e começar a realmente vender seu infoproduto. Por outro lado, como você pode fazer isso quando você nunca fez qualquer marketing ou vendas antes? Felizmente para você, há outras maneiras de vender seu infoproduto. Aqui estão algumas das melhores maneiras de promovê-lo:

Links Patrocinados

A publicidade paga é uma das maneiras mais rápidas de obter seu infoproduto na frente do seu público-alvo.

Contudo, há um problema com esse método: as pessoas se tornaram extremamente negativas quando se trata de publicidade. Não pode exagerar na dose.

Isso não significa que você não pode usá-lo para alcançar seu público, mas apenas tenha em mente que muitos anunciantes vêem seu número de cliques cair por causa da fadiga de anúncios.

Marketing de afiliados

Marketing de afiliados é uma ótima maneira de vender seu curso.

Em suma, o marketing de afiliados permite que outras pessoas ou sites promovam seu infoproduto em uma base de comissão. Isso significa que eles são pagos não pelo tráfego que operam, mas pelas vendas que realizam.

Parcerias e Influencers Digitais

Parcerias também podem ser uma ótima maneira de promover seu infoproduto.

A lógica por trás das parcerias é fácil. Só para ilustrar, você encontra empresas que têm públicos-alvo semelhantes com você e decide ajudar uns aos outros.

Estabelecer parcerias trará tráfego altamente relevante para o seu infoproduto. Além disso, permitirá que você dimensione mais rapidamente. No caso dos influencers vale a pena uma pesquisa em youtubers ou instagramers do segmento do seu infoproduto, que tenham uma base mediana ou pequena de seguidores (os chamados micro influencers). A vantagem neste caso é que o investimento é sempre menor, além disso, a base se seguidores é sempre mais engajada. Neste caso, em vez de pagar ao Google ou ao Facebook pelo tráfego, você paga ao influencer. Faça um teste e veja para o seu segmento o que é mais apropriado. Mas cuidado com a escolha do profissional, veja se a base dele é realmente engajada, e se já deu resultado para outras marcas.

Esperamos ter conseguido ajudá-lo nos primeiros passos para o lançamento do seu infoproduto. Aproveite e Faça um diagnóstico do seu Infoproduto com a Webgear. É simples e rápido.





Abrir Chat
Olá, tudo bem? Que bom que está por aqui. Como posso te ajudar?