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Lançamento de Infoproduto e Funis de Venda

lançamento de infoproduto e funis de venda

O que é importante para um bom lançamento de infoproduto? Primeiramente, o que nos vem à mente é ter um produto relevante e de alta qualidade para vender, certo?

Mas ao vender produtos digitais, é importante determinar antes qual problema você está resolvendo, para só depois mergulhar no processo de criação. Desse modo, você não corre o risco de criar um produto que não ajuda em nada o seu público alvo.

Aliás, essa é uma outra coisa importante que você precisa ter: uma imagem bem clara de quem é o seu cliente ideal. Se você não criar sua Copy com um cliente ideal em mente, você terá dificuldade em vender os verdadeiros benefícios do seu produto. O marketing se torna muito mais fácil quando você sabe com quem está falando.

Depois de saber quem você está ajudando e que problema você está resolvendo, você pode começar a escolher um tópico relevante que se encaixe bem no seu nicho. Decerto, com sua ideia em mãos, você chegará à etapa final de um bom lançamento de produto: o marketing. 

Embora as mídias sociais e postagens em blogs sejam uma ótima maneira de promover o lançamento do seu produto, o e-mail marketing é comprovadamente aquele com as maiores taxas de conversão, e isso fica mais claro quando você entende o conceito de funil de vendas. Siga conosco nesse artigo que vamos explicar tudo sobre isso! 

Usando um funil de vendas para o lançamento de infoproduto com sucesso

Entrar no lançamento do seu infoproduto com uma estratégia sólida de e-mail marketing ajudará você a educar bem e a se conectar mais com seus clientes ideais. Quanto mais seus clientes ideais sentem como se você entendesse onde eles estão em sua jornada, mais chances eles têm de comprar. Então, como você comercializa seu produto de uma forma não-comercial e útil?

Funis de marketing, também conhecidos como funis de vendas, são uma ótima maneira de automatizar e-mails de lançamento de produtos. Além disso, eles educam seu cliente ideal sobre o seu nicho. Antes de alguém investir em um produto, ele precisa ter uma compreensão básica de como o produto pode se encaixar em sua vida ou negócio. De antemão, isso acontece na fase inicial de educação, que é repleta de lições úteis bem como experiências pessoais e resultados que outros clientes encontraram através da utilização do produto.

Ao configurar seu funil de marketing, você incluirá uma mistura de conteúdo educacional com lançamentos de vendas suaves e difíceis.

Depois de criar um esboço para os e-mails de lançamento do seu produto, é hora de criar sua sequência de e-mails bem como segmentar sua lista de acordo.

Por que você deve segmentar sua lista de e-mails

Embora você possa ficar tentado a enviar um e-mail para todos da sua lista sobre o lançamento do seu produto, as chances são grandes de que isso não será adequado para todos. Você corre o risco de desligar alguns de seus assinantes se o seu produto não for relevante para eles.

Em vez de enviar e-mails em massa para todos, você pode criar segmentos dentro de sua lista para garantir que seus clientes ideais se sintam vistos bem, ouvidos e compreendidos. Desse modo, você tem uma chance muito melhor de converter assinantes que se encaixam na descrição ideal do cliente do que aqueles que estão em um estágio diferente em sua jornada.

Quando você segmenta sua lista para um próximo lançamento de produto, você também pode usar as mesmas segmentações para produtos futuros. Só para ilustrar, digamos que você está criando um curso sobre bordados para iniciantes. Depois que o lançamento do seu produto terminar, você pode incluir este segmento em seu próximo curso de nível intermediário, mas salvar os assinantes de nível avançado para o próximo curso.

Recomendamos segmentar sua lista o mais cedo possível, o que é facilitado com e-mails de lançamento de produtos.

Criando e-mails de lançamento de infoproduto vencedor com Automações Visuais

E se eu te dissesse que há uma maneira de automatizar todos os e-mails de lançamento de seus produtos para que eles sejam executados inteiramente por conta própria?

O tempo que você economiza com as Automações Visuais ajuda você a colocar mais energia para responder às perguntas dos clientes, interagir com os seguidores das redes sociais e criar conteúdo envolvente durante o seu lançamento.

Passo 1: Crie uma tag específica de lançamento de infoproduto

Quando um assinante de e-mail atual decidir optar pela sequência de e-mail de lançamento do seu produto, ele será marcado como interessado. Você pode configurar isso facilmente criando um Link Trigger especial para aqueles que clicam no link.

Recomendamos criar um nome exclusivo para sua tag como “Interessados em: Nome do Produto” ou algo semelhante para que você lembre para que é a tag.

Você já pode ser capaz de adicionar assinantes à sua lista de potenciais compradores se eles:

  • se inscreveu para uma atualização de conteúdo anterior semelhante ao tópico do seu produto
  • clicou em um link em seu e-mail para um post de blog ou recurso externo que diz respeito especificamente ao seu tópico de produto
  • clicou no link para uma página de vendas
  • Depois de começar a segmentar sua lista atual, você pode usar os Gatilhos de Link para continuar segmentando com base em cliques e ações. Então tudo será automatizado para o futuro!

Passo 2: Conecte sua sequência de e-mail de pré-lançamento de infoproduto

Você vai querer começar a preparar seu público por algumas semanas antes do lançamento do seu produto. Isso tira os assinantes que não estão interessados no seu produto e marca da lista daqueles que estão. Planeje enviar esta sequência de e-mail pré-lançamento cerca de uma a duas semanas antes do seu lançamento real.

Em sua sequência de pré-lançamento, você pode dar pequenos teasers mostrando o quão animado você está sobre um grande projeto em que você está trabalhando. As pessoas adoram sentir que estão dando uma olhada nos bastidores do que você está criando, especialmente com o e-mail marketing, já que já parece exclusivo.

Você vai querer usar esta sequência de e-mail para educar seu público sobre o seu tópico de produto. Você pode esperar ter de três a cinco e-mails dedicados exclusivamente à educação antes de introduzir seu produto e antes de avisá-los os detalhes do seu lançamento.

Passo 3: Conecte a sequência de e-mail de lançamento do seu infoproduto

Agora você está pronto! É hora de entrar no modo de lançamento.

Sua sequência de e-mail de lançamento de produto é destinada a continuar educando seu público enquanto você lança sua oferta. Você quer ser inteligente sobre como você tece seu produto perfeitamente no conteúdo educacional, fazendo com que a compra pareça natural.

Os lançamentos de produtos mais bem sucedidos normalmente duram de sete a dez dias, então tenha isso em mente à medida que você cria sua sequência de e-mail de lançamento de produto. Você pode querer adicionar em um e-mail FAQ para responder perguntas de consumidores, e-mails de prova social ou estudo de caso para mostrar resultados.

Passo 4: Crie clientes que compram seu produto

Depois de tecer suas ofertas de produtos em cada e-mail de lançamento do produto, você começará a ver os clientes entrarem. Além disso, quando eles comprarem seu produto, você pode marcá-los como um cliente com “Cliente: Nome do Produto”. Isso os coloca em um caminho diferente dos assinantes que ainda não compraram.

Passo 5: Crie sua oferta final para assinantes de e-mail

Se um assinante ainda não comprou seu produto, ele será colocado em outro caminho separado dos assinantes que compraram seu produto.

Se o seu assinante estiver em cima do muro sobre a compra do seu produto durante o período de lançamento, você pode criar uma sequência de e-mail separada que cria o “último empurrão”. Você pode querer incluir ainda ofertas especiais ou bônus para influenciá-los.

Passo 6: Downsell uma opção mais acessível

Embora alguns assinantes possam não estar prontos para comprar seu produtos, eles podem querer comprar um produto semelhante a um custo mais acessível. É aqui que entra um downsell. Certifique-se de oferecer isso apenas para pessoas que não compraram seu produto.

É inteligente vender um produto que ensina sobre um tópico semelhante com apenas informações suficientes para levar o cliente para a próxima rodada do seu produto original. Desse modo, isso ajuda você a criar clientes vitalícios que continuam a crescer com você.

Passo 7: Envie todos os assinantes para sua lista de boletins informativos

No final do funil de e-mail marketing, se houver assinantes que não tomaram realizaram nenhuma ação, eles podem ser embaralhados de volta para sua lista de e-mail.

Você pode automatizar esses boletins informativos com uma sequência de e-mail de conteúdo reaproveitado, o que recomendamos, ou começar a criar e-mails personalizados para começar a preparar levemente outro lançamento, se você for realmente ambicioso.

Não é muito difícil, certo? Usando este produto de automação de e-mail de lançamento, você poderá otimizar seu lançamento para atender todos os assinantes onde eles estão. Qualquer dúvida entre em contato que ficaremos felizes em ajudar!

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