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Infoproduto: como fazer seu lançamento

aeronave decolando: alavanque o lançamento do seu infoproduto

Alavanque o seu negócio com uma boa estratégia de marketing para o lançamento do seu infoproduto!

Há um grande equívoco no mundo do marketing e dos negócios online de que se você criar um ótimo conteúdo para vender o seu produto, as pessoas virão automaticamente comprá-lo.

Isso não é verdade, e partir dessa premissa é algo que faz com que muitos produtores queimem a largada.

Em vez disso, o que você precisa fazer é criar ótimos conteúdos, engajar a sua audiência, levar transformação e planejar uma estratégia de lançamento focada assertiva para o seu público alvo.

Existem várias maneiras diferentes de comercializar o seu novo infoproduto, mas considere esta pequena lista que preparamos com algumas que consideramos as mais eficazes. Ler esse artigo será um bom primeiro passo antes começar a desenvolver sua estratégia de lançamento. Durante a leitura, se pergunte algumas coisas:

  • Qual desses métodos de marketing é mais a minha cara, quais posso desempenhar com tranquilidade?
  • Qual desses métodos produzirá o maior retorno do meu investimento (ROI)?
  • Como posso combinar várias estratégias para vender o meu infoproduto?

Já se fez essas perguntas? Ótimo. Vamos agora explorar algumas de suas opções para comercializar seu novo produto.

webinários para lançar seu infoproduto

Webinars são incríveis, não apenas para fazer vendas, mas para se conectar com seu público de uma forma muito próxima. A energia do ao vivo é demais. Nos webinários você não precisa fazer uma chamada de vendas no final. É possível construir seu público rapidamente fazendo muitos webinários gratuitos sem fazer venda. Isso cria uma comunidade forte em torno do seu propósito e também aumenta a sua lista de e-mails.

Mas esse post é sobre marketing, certo? Então, neste caso, você vai querer criar webinários que efetivamente comercializem seus produtos. Certifique-se de que o seu conteúdo no webinário esteja naturalmente linkado ao seu infoproduto, o engajamento precisa atrair sempre a audiência que você deseja converter.  Consagrado como uma autoridade em um determinado assunto, as pessoas vão se dispor a pagar um ticket alto pela sua mentoria, após a sua jornada de engajamento gratuita.

Lista de e-mails

Ter uma lista de e-mails é crucial para lançar com sucesso um infoproduto. E não só isso,  é importante também ter uma lista “quente”. Isso significa que você deve construir um relacionamento com seus assinantes, antes mesmo de ter desenhado a estratégia do seu lançamento. Uma lista fria, por outro lado, é aquela em que as pessoas não se engajam mais com o seu conteúdo. Neste caso é melhor você excluir esse lead do que insistir em enviar spam e acabar passando por chato. Fora o dinheiro que ainda vai economizar.

Antes de lançar seu infoproduto, recomendamos enviar e-mails semanais altamente valiosos para sua lista de e-mail por 3-4 semanas, independentemente de você estar lançando algo. É essencial fornecer um valor relevante à sua lista antes de lançar seu produto, para que seus assinantes possam ver quanto conhecimento você tem a oferecer.

Em última análise, sua lista de e-mail é de onde virá a maior parte de suas vendas, portanto, deve ser o seu foco principal se você deseja expandir seus negócios.

Sequências de e-mail

Durante o lançamento, recomendo criar sequências de e-mail com antecedência (aquecimento da audiência). As sequências de e-mail são exatamente o que parecem: uma sequência de e-mails que é enviada para sua lista automaticamente. A chave para sequências de e-mail é que você está constantemente fornecendo valor para seus assinantes, acima de tudo, em tópicos que são relevantes para o seu produto. 

Mas atenção: uma sequência de e-mail para um lançamento precisa estar ligada a uma estratégia de marketing, com foco, métricas e objetivos específicos. Se apenas quiser fazer relacionamento, tudo bem. Mas se quiser lançar, coloque esforço onde é realmente mais importante.

Mídias sociais

As mídias sociais são base da estratégia de divulgação básica para a maioria dos nichos de lançamento de infoprodutos. Portanto, reserve tempo para o relacionamento com a sua base, os seus seguidores. Cultive amizades e entregue muito conteúdo antes de lançar o seu infoproduto. Se você quiser vender do zero, sem uma base engajada, o esforço de marketing pago será muito maior, e o seu investimento também. 

O curso do Érico Rocha, Fórmula de Lançamento, já foi todo entregue nas redes sociais. Ele mesmo já admitiu isso. Mas porque ele faria isso? Porque ele precisa entregar valor para o seu público, seus seguidores e o conteúdo do curso é algo de extremo valor, riquíssimo em estratégia. Esse conteúdo entregue de forma fragmentada nas redes sociais passa despercebido, como pequenas pílulas de conteúdo, mas é a essência do curso.

Afiliados

Se estiver lançando um novo infoproduto, você ainda não terá alunos ou clientes que possam ser afiliados, mas pode ter amigos de blog ou testadores beta que o farão. Se houver pessoas em seu círculo que confiam em sua experiência, elas podem estar dispostas a serem seus afiliados e ajudar a validar o seu produto antes da abertura para afiliação, que é um novo canal de vendas, mas que demandará atenção e dedicação complementar.

Parcerias para Lives

Por fim, as parcerias são uma maneira incrível de aumentar seu público e colocar seu produto na frente de novas pessoas. Parcerias são uma colaboração mútua entre duas pessoas. Por exemplo, você pode recrutar um dos seus parceiros para fazer um webinário com você. Se for esse o caso, então cada um convidará o público um do outro para o encontro. Isto é, seu webinário terá uma participação muito maior do que se você apenas convidasse seu próprio público. Você também poderá aumentar sua lista de e-mails e seguidores. Durante o webinário, você pode lançar um “pacote” que inclui produtos de ambos.

Outra opção é que seus parceiros sejam afiliados. Eles podem enviar e-mails para suas listas sobre o seu lançamento, usando links de afiliados, para que eles estejam espalhando seu produto incrível e também recebendo uma comissão se isso resultar em uma venda.

Agora que conversamos sobre vários métodos de marketing, vamos falar sobre algo que também definirá seu lançamento, isto é, o prazo. Você vai fazer um mini lançamento (Lançamento Semente) para validar o seu infoproduto? Será “Evergreen”, ou seja, disponível para comprar o ano todo? Ou você fará um lançamento padrão, onde seu produto pode ser comprado por apenas 5 a 10 dias? Aqui estão alguns prós e contras de cada um para ajudá-lo a tomar sua decisão:

Opção 1: Validação do seu infoproduto

Nesta configuração, você começaria a vender seu produto antes mesmo de terminar, dizendo sua lista de e-mail, fazendo webinários e quaisquer outras estratégias de marketing que você deseja experimentar. Por essa razão, a validação é um sempre muito importante. Se você está achando difícil terminar seu produto sem um prazo rigoroso, ou preocupa-se em relação a aceitação no mercado, então programe-se para essa etapa. 

Opção 2: mantenha seu infoproduto “Evergreen”

Manter seu produto “evergreen” ou perpétuo, significa simplesmente que ele está disponível durante todo o ano. Esta pode ser uma ótima opção, pois significa que você pode fazer renda em seu produto durante todo o ano, em vez de apenas durante um certo cronograma de lançamento. No entanto, fazer vendas durante todo o ano também significa que você precisará fazer algum marketing para o seu produto durante todo o ano, caso contrário as pessoas podem esquecê-lo. Não acredite que apenas deixar tudo no ar, por um longo tempo, sem atualização, vai render vendas por muito tempo. Isso não existe. Todo o marketing precisa ser atualizado periodicamente: criativos, estratégia de vendas, funil e copy dos seus anúncios e de e-mail.

Opção 3: faça um lançamento padrão do seu infoproduto

Um lançamento padrão é quando você define um dia para o seu “carrinho” abrir e um dia para ele fechar. Normalmente, o prazo é de 5 a 10 dias. Um lançamento padrão é bom porque inclui naturalmente escassez, o que significa que seu público sabe que ele tem apenas alguns dias para comprar seu produto e está mais propenso a se inscrever por esse motivo. Também significa que você não precisa se preocupar com marketing o ano todo. O golpe de fazer um lançamento padrão é que você vai fazer uma grande soma de dinheiro durante o lançamento, mas não vai fazer qualquer renda sobre ele depois.

Existem outras estratégias e outros tipos de lançamentos que vamos falar em outros conteúdos, esperamos ter ajudado.

Clique e avalie o seu infoproduto, veja como podemos ajudá-lo a lançar a sua ideia mais genial.

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