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Marketing de Conteúdo: o que é e qual sua importância

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A cada dia que passa, somos envolvidos por milhares de campanhas que – às vezes mais, às vezes menos – são inseridas de maneira extremamente convincente em nossa rotina e, por que não, transformando nossos hábitos e pensamentos. Tempos atrás, daríamos a esse fenômeno somente o nome de “propaganda”. Com o passar dos anos, a evolução das tecnologias e de nossa capacidade de comunicação, esse segmento tornou-se mais complexo e especializou-se em demandas recorrentes.  Atualmente, podemos falar em “Marketing Digital”, “Marketing de Conteúdo”, “Marketing de Seviços”, “Branding”, etc. Hoje, nós vamos falar mais especificamente sobre Marketing de Conteúdo e a importância dele para as empresas.

“Marketing de Conteúdo é a nova propaganda e a hashtag a nova tagline” – Philip Kotler

Kotler [um dos grandes pesquisadores e teóricos do marketing] apresenta, e com muita razão, nossa nova Era: o marketing de conteúdo é nossa maior (e, talvez, melhor) forma de propaganda atualmente. Mas, afinal, o que é esse tal de Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é um segmento do Marketing tradicional, resultado de estratégias que têm como maior objetivo criar conversas sobre marcas e, assim, gerar mais vendas.

Como?

Através de etapas que envolvem criação de conteúdo relevante e valioso para uma audiência significante e segmentada; distribuição desse conteúdo e ampliação do seu alcance. Um dos principais destaques do Marketing de Conteúdo em relação às outras segmentações da simples propaganda é que seu foco está no consumidor e não na marca. O que isso significa?

Com a propaganda voltada para marca, as informações enfatizam a venda de seus próprios produtos e serviços. Com o conteúdo, as informações estão voltadas para os desejos do consumidor e na busca para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

A internet foi só mais um facilitador desse segmento.



Por que as empresas estão aderindo ao Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo pode ser utilizado de diversas formas para, como já explicitado, aumentar o impacto da marca sobre seus consumidores. Em tempos de muita informação e tecnologias, essas formas incluem:

  1. Aumentar a visibilidade da sua marca na internet
    (Utilizando, por exemplo, estratégias de SEO)
  2.  Aumentar a interação com a sua marca
  3. Melhorar a experiência pós-venda

A pesquisa ContenTrends 2016, realizada pela Rock Content em 2016 com mais de 2.725 participantes de diversos setores, obteve alguns resultados importantes para ressaltar a ação do marketing de conteúdo:- empresas que adotam marketing de conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais leads;

– empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
– 50% das empresas brasileiras aumentaram seu investimento em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016

Enfim…

O Marketing de Conteúdo vem ganhando seu espaço e atenção no investimento das empresas brasileiras e , a cada dia que passa, mostrando a necessidade de um trabalho especializado na área: trabalhar com esse segmento significa ter direcionamentos específicos e eficientes.
Quando se contrata um trabalho de Marketing de Conteúdo, podemos contar com algumas estratégias como definição de objetivos, definição de KPIs (indicador chave de performance), definição de personas além da escolha de canais e ferramentas (blog, redes sociais, sites, etc).  Um planejamento que envolva todas essas estratégias com certeza tratá resultado em seu investimento.

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