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Muito além do spam: por que investir no e-mail marketing?

Falar sobre e-mail marketing pode parecer a coisa mais chata e cafona hoje em dia – mas somente para os leigos e pessoas que estão totalmente por fora das realidades e estratégias que envolvem o marketing digital e de conteúdo.

Trata-se de um tema polêmico, especialmente com a ascensão das redes sociais. Afinal, o e-mail marketing ainda é uma boa e eficiente escolha atualmente?

E a resposta é bem simples: tudo depende de como as empresas usam o e-mail.

Com os inúmeros canais de comunicação que aparecem dia após dia, as empresas tiram seu foco (e desprezam) o e-mail constantemente. Mas, a verdade é que toda estratégia que envolva geração de conteúdo, leads e aumento da taxa de conversão precisa, de alguma forma, desse recurso.

Sua impopularidade aqui, na verdade, está relacionada muito mais ao seu mal uso a que sua eficiência, já que durante muito tempo (e ainda hoje), o e-mail marketing foi visto como spam e mensagens repetitivas sem um conteúdo criativo.

Mas ele não morreu! Na realidade, ele é um ótimo canal para ajudar a crescer e manter sua marcar ou negócio firmes e fortes. E essa conclusão é baseada em alguns motivos, por exemplo:

– Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research92% dos adultos online utilizam o email, sendo que 61% deles utilizam diariamente.
– De acordo com um levantamento do The Radicati Group realizado em 2016, o número de usuários com uma conta de e-mail chegará a mais de 3 bilhões em 2020.
– 72% dos consumidores escolhem o e-mail como um canal de comunicação com as empresas, segundo pesquisa feita pelo site MarketingSherpa.

Esses motivos também se encaixam quando falamos sobre pensar numa estratégia que desenvolva estratégias também para smartphones, já que:

– Segundo pesquisa realizada pelo portal HubSpot, 80,8% dos usuários de e-mail afirmam abrir suas contas em  seus dispositivos móveis.
– De acordo com o Portal TechCrunch75% dos 900 milhões de usuários do Gmail abrem suas contas em dispositivos móveis.

Bom, acho que já deu pra perceber o quanto o e-mail tem se mostrado cada vez mais importante para o nosso cenário de estratégias para o marketing de conteúdo, não é mesmo?

Por isso, é muito importante estruturar e desenvolver nossos e-mails de maneira criativa e personalizada, sempre buscando que o usuário, além de abrir a mensagem, interaja e conclua uma ação através dessa estratégia.

Afinal, o que é o e-mail marketing?

Como já comentamos em outro post, o Marketing de Conteúdo vem se desenvolvendo e criando ferramentas para aproximar cada vez mais o consumidor do serviço/produto vendido. Uma das ferramentas mais “antigas” dessas estratégias, desde que passamos a falar também sobre o marketing digital, é o e-mail marketing.

O e-mail marketing é a própria comunicação entre uma empresa e seu consumidor ou potencial consumidor.

Todos nós já tivemos alguma experiência com este tipo de estratégia. Quem nunca recebeu um e-mail com ofertas de uma loja? Confirmação de uma compra online? Newsletters?

Antes de o marketing digital e de conteúdo se desenvolver e se voltar à realidade dinâmica da internet e dos meios digitais, o e-mail marketing era apenas uma cópia do trabalho publicitário off-line enviado por correspondência (também muito conhecido como “mala direta”).

Mas os tempos passaram: a área da Publicidade evoluiu e o Marketing da Era Digital também. Agora, falamos de uma ferramenta muito mais eficiente, criativa e personalizada, que pode gerar um índice de proximidade muito grande entre os interlocutores e trazer diversos benefícios a ambos lados.

Por que investir no e-mail marketing?

Com todas as pesquisas realizadas e estudos feitos sobre o e-mail marketing, deu pra perceber que ele está bem vivo, não é mesmo? Mas se ainda há duvidas da sua eficácia, darei três grandes e importantes motivos para que você invista nessa estratégia.


Grande alcance

O enorme alcance do e-mail é um dos motivos mais pertinentes para sua utilização. Como já citamos, o número de pessoas com uma conta de e-mail ultrapassará os 3 bilhões em 2020, segundo uma pesquisa do The Radicati.

Isso significa mais de um terço da população mundial!

Versatilidade

ver.sá.til – que é sujeito a mudança, propenso a mudar.

Sim. O e-mail marketing é extremamente versátil: você pode construí-lo da maneira que melhor se encaixa para seu negócio, com público e conteúdo direcionado.

Além disso, pode utilizar da aparência: com layouts diferenciados, imagens, elementos gráficos e até vídeos.

Claro que tudo depende de práticas conscientes! E as melhores estratégias para construí-lo é um assunto que abordaremos mais a frente.

Grande retorno financeiro

Assim como a maioria das estratégias de marketing digital (como sites, landing pages, etc), o e-mail marketing também necessita de uma ferramenta para auxiliar na sua construção e em seu desenvolvimento.

Existem diversas ferramentas – gratuitas e pagas – e a escolha, é claro, vai depender muito do que você e seu negócio precisam. A boa notícia é que as ferramentas gratuitas (como o Mailchimp) são muito boas e completas e, para quem está dando os primeiros passos nas campanhas de e-mail marketing, ela é o suficiente.

Ou seja: com ferramentas gratuitas ou não, o investimento que você terá que desembolsar é muito baixo. Isso significa que você não precisa investir muito e tem grandes chances de ter um alto retorno.

Conclusão

Falar de marketing digital e de conteúdo é falar de mudança constante. As estratégias melhoram, as ferramentas se renovam, os medidores mudam sua estratégia. Por isso, além da importância do e-mail marketing que falamos nesse post, é preciso ter em mente que existem meios e estratégias que vão te ajudar a desenvolver e-mails incríveis.

O que eu quero dizer?
Que nenhuma ferramenta sozinha faz milagre.

É preciso ter disposição, conhecimento e planejamento para desenvolver qualquer plano de comunicação (tanto no meio digital como em todos os outros). Se você percebe a importância desse segmento, não pense duas veze antes de investir em um serviço especializado!

Aqui na WebGear, oferecemos esse e outros serviços que envolvem estratégias para ampliar e melhorar seus negócios no meio digital!

 

 

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