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[Redes Sociais] Por quê investir em anúncios no Facebook

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As redes sociais têm se destacado muito como ferramentas que auxiliam nas estratégias de marketing para empresas e seus negócios. Porém, diferentemente de quando falamos dos mecanismos de busca do Google, nas redes sociais os relacionamentos se sobressaem e estão muito mais em evidência. Além disso, a quantidade de usuários que essas redes possuem é enorme (a começar pelo Facebook, não é mesmo?).

Por isso, aqui não falamos de mecanismos que podem ser arquitetados para que seu trabalho tenha destaque mesmo de maneira orgânica – como utilização de SEO, que já falamos aqui. Numa Rede Social, os interesses do público farão toda diferença, até porque não se trata de um meio primordial de busca e sim de relacionamentos e interações.

Atualmente, temos várias redes como Facebook, Instagram, Google+, Twitter, Whatsapp… São inúmeras possibilidades e, com isso, inúmeras estratégias. Hoje falaremos um pouco mais especificamente do Facebook.

Em novembro do ano passado, a rede anunciou ter conquistado 2,07 bilhões de usuários no mundo!!!

Ou seja: qualquer empresa que queira ter o mínimo de visibilidade precisa investir em estratégias que incluam o Facebook. Nele, com certeza, estão muitos de seus potenciais clientes.

Mas não é só criar uma FanPage para minha empresa/produto/serviço?

Não.
Muita gente acredita que só ter um perfil já é o suficiente. Ou, no máximo, publicar algumas postagens simples já pode chegar ao seu público. Mas, feliz ou infelizmente, a rede não funciona assim.

A principal questão que envolve o seu planejamento se refere ao fato de que o Facebook também é uma empresa e, sendo assim, também tem sua forma de ganhar dinheiro com toda interação e influência que gera. Por isso, temos algumas diferenciações que podem ser muito significativas no desempenho de sua estratégia nessa rede.

 

Os diferentes tipos de publicações no Facebook

Assim como já falamos sobre os mecanismos do Google, no Facebook também temos o que chamamos de conteúdo orgânico. Também temos conteúdo impulsionado e conteúdo pago (anúncios). Você deve estar se perguntando do que se tratam, não é mesmo? Eu explico.

As publicações orgânicas são as postagens mais simples. Elas não têm custo e, obviamente, são as mais utilizadas pelas empresas – é só possuir uma FanPage e pronto!

As publicações impulsionadas descendem das orgânicas: sãos posts “patrocinados”. Nesse caso, como o próprio termo sugere, é necessário pagamento.

Os anúncios são o formato principal de publicações pagas. Eles não ficam salvos na FanPage da empresa, pois possuem uma ferramenta específica que funciona como um acervo de sua conta e que também gerencia seus anúncios, o Gerenciamento de Negócios do Facebook.

Por que investir em anúncios no Facebook?

Como estamos tratando não só de uma rede, mas também de uma empresa, o Facebook é um “portal” que pode auxiliar no aumento da visibilidade da sua marca, gerando mais leads e, por que não, conquistar mais clientes.

As publicações orgânicas, apesar de terem sua importância, são entregues a menos de 2% de seus seguidores. Ou seja: se você quer mesmo ganhar mais leads e aumentar seu número de clientes, o anúncio é a melhor solução. Mas te darei outros motivos:

  •  Como os anúncios são as “Publicações Não-publicadas”, elas podem ser feitas de maneira estratégica, dependendo a necessidade e o momento, já que não ficarão para sempre como as publicações orgânicas na FanPage.
  • Os anúncio são feitos pelo Facebook Ads e permitem que façamos testes: podemos fazer duas, três versões do mesmo anúncio, trocando texto, imagens, botões – alterando o que for necessário e de acordo com os resultados que você já obteve.
  • Com essas publicações, você tem muito mais possibilidades de segmentação e, com isso, muito mais chance de chegar a um público bem mais amplo. E mais: você não é obrigado a mostrar os mesmo anúncios para toda sua base.

É claro que todo esse investimento precisa ser pensado e repensado por um serviço especializado e que as estratégias que Marketing de Conteúdo fazem toda diferença nesse setor também!

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