ROTEIRO BÉLGICA

1° DIA
31 DE MAIO

Ônibus panorâmico por Bruxelas

Veja os pontos turísticos e as atrações culturais da cidade em um passeio turístico panorâmico. Aprecie a liberdade e flexibilidade deste passeio e desembarque em sua escolha de 22 paradas sempre que uma atração captar sua atenção. Absorva o ambiente encantador e os destaques históricos da cidade a partir do conforto de um ônibus de dois andares aberto e ouça comentários informativos em áudio em vários idiomas. Desça do ônibus para explorar atrações atraentes como a Grand Place, o Parlamento Europeu e o icônico Atomium durante esta excursão enriquecedora.  

  1. Excursão turística em lúpulo de Bruxelas 
  2. Suba e desça o quanto quiser para ver Bruxelas no seu próprio ritmo em duas rotas diferentes 
  3. Visite as principais atrações de Bruxelas, incluindo a Grand Place e o Palácio Real 
  4. O bilhete é válido por 24 ou 48 horas após o primeiro uso

ITINERÁRIO

Europe

11 paradas
1 ponto de interesse

Duração: 1 hora

Programação das operações: Every 30mins between 10am and 3pm

1 – Brussel-Centraal
2 – Place Royale
3 – Sablon
4 – Law Courts of Brussels
5 – Horta Museum
6 – Flagey
7 – Parlamentarium
8 – Leopold Park
9 – Tunnel Cinquantenaire
10 – Schuman
11 – Royal Palace of Brussels

Atomium

11 paradas
27 pontos de interesse

Duração: 1 hora 30 minutos

Programação das operações: Every 30 min between 10am and 3pm

1 – Brussel-Centraal
2 -Rogier
3 – Royal Greenhouses of Laeken
4 – Place de l’Atomium
5 – Musée René Magritte Museum
6 – National Basilica of the Sacred Heart in Koekelberg
7 -Tour & Taxis
8 – Dansaert
9 – Brussels Stock Exchange 10 – Marollen
11 – Manneken-Pis

LUGARES PRA VISITAR

Poechenellekelder
 

Site
Como Chegar
Instagram

Autêntica taberna localizada perto do Manneken Pis, o Poechenellekelder continua a ser uma referência tanto para os residentes de Bruxelas como para os turistas. Ambiente despojado e paredes cobertas de fotos e gravuras antigas dão ao lugar um verdadeiro charme.

Paraíso do lúpulo e da cerveja belga: entrar no Poechenellekelder significa abraçar a história milenar de Bruxelas…

A La Mort Subite

Site
Como Chegar
Instagram

À la Mort Subite é um café típico de Bruxelas, localizado na Rue Montagne-aux-Herbes Potagères 7, que era originalmente dirigida por Théophile Vossen, o inventor da cerveja Mort Subite. É conhecida por sua decoração autêntica do início do século XX de Bruxelas.

L’Archiduc

Site
Como Chegar
Instagram

O charme nebuloso do Archiduc sempre funciona. Sua decoração dos anos trinta tem algo a ver com isso, claro, assim como suas poltronas e varanda. Os concertos são frequentemente realizados em torno do famoso piano de cauda (a partir das 17h), que ocupa um lugar de destaque no meio dele. Também para ser apreciado no final da noite, quando você pode encontrar um cantor famoso ou dois.

Café Bizon

Site
Como Chegar

Normalmente eles tem Blues ao vivo todo dia. O dono/bartender é uma atração a parte, já que mais parece um pirata aposentado. Além de cerveja em conta é o único bar que soubemos que vende Westvleteren (a que comentamos no texto sobre cervejas ser a melhor trapista do mundo).

Nüetnigeough

Facebook
Como Chegar

Restaurante bem pequeno com uma excelente carta de cervejas belgas com foco em cervejarias menores. Aqui você não irá encontrar rótulos de grandes cervejarias. São quase 200 opções em garrafas e 4 em chope, onde 2 costumam ser rotativos. Os preços das cervejas variam de $2.6 a $45. Os pratos principais são bem fartos e acompanham saladas e são geralmente preparados com cerveja e com preços a partir de $17. Funcionam todos os dias da semana e para almoço apenas nos sábados e domingos. Recomendo ir perto do horário de abertura pois o restaurante está sempre lotado.

Moeder Lambic

Site
Como Chegar
Instagram

O Moeder Lambic conta com mais de 40 torneiras, sempre com cervejas locais ou convidadas de outros países, além de mais de uma centena de opções em garrafa.

Com duas unidades – na região central de Bruxelas e o original em St. Gilles, o Moeder Lambic definitivamente, não é um lugar para quem quer comer pratos tradicionais e quentes da Bélgica, nem para quem procura por outros tipos de bebida. Não que eles não tenham água, refrigerante, café e até mesmo vinho (este último, a confirmar). Apenas que a prioridade do local é a cerveja e esse é o interesse do publico frequentador.

Malt Attacks

Site
Como Chegar
Instagram

O Malt Attacks oferece uma vasta, variada e original gama de cervejas artesanais belgas e estrangeiras. Além das +/- 600 referências em garrafas e latas, você também pode sair com um “Growler” de 1L ou 2L.

Delirium Café

Site
Como Chegar
Instagram

O Delirium Café, um dos bares mais tradicionais da Bélgica, está localizado em uma ruelinha bem perto da Grand Place; a praça central de Bruxelas.
Apesar do atendimento ser no balcão, e não ser dos melhores, o bar é um mega ponto turístico pois possui a maior carta de cervejas do mundo!

O DELIRIUM CAFÉ ESTÁ NO GUINNESS BOOK
Isso mesmo! O local foi eleito pelo Guinness Book como a maior carta de cervejas do mundo desde 2004. Imagine só, um lugar com exatos 3.162 rótulos para você escolher ?! É um paraíso para quem curte cervejas!

2º DIA
01 DE JUNHO

Trem – ida a partir das 5h56 e volta até as 21h (duração aproximada 30 min)

Cervejaria Het Anker

Site
Como Chegar
Instagram

A cervejaria Het Anker foi adquirida pela família Van Breedam em 1872. Eles modernizaram toda a cervejaria e construíram uma tradição na fabricação de cervejas especiais. Ela produz vários tipos de cerveja, as duas mais conhecidas são: a Gouden Carolus Classic e a Gouden Carolus Triple.

É uma cervejaria pequena e familiar, mas apesar disso, é reconhecida internacionalmente e exporta suas cervejas para mais de 30 países. Ao longo de todos esses anos já ganhou vários prêmios internacionais.

Vismarkt

Como Chegar

Como extensão do comércio e das embarcações o porto de Bruxelas costumava ir direto ao coração da cidade, o último beco sem saída do porto histórico, que agora abriga o St. Igreja de Catarina. Uma ponte giratória separava o Schuitdok do Handelsdok. A vida na cidade acontecia naqueles cais alongados, o comércio era feito e havia muita atividade. Ainda hoje existem muitas lojas, lojas de alimentos e restaurantes no Brandhoutkaai e no Baksteenkaai, que fazem fronteira com o Vismarkt. As atividades portuárias ainda aconteciam aqui até o início do século XX.

3º DIA
2 DE JUNHO

Trem – ida a partir das 5h53 e volta até as 23h (duração aproximada 60 min)

Cervejaria Halve Maan

Site
Como Chegar
Facebook

A Halve Maan, ou Meia Lua, na tradução para o português, é uma cervejaria fundada pela família Maes em 1856, onde são produzidas duas deliciosas e celebradas cervejas: a Brugse Zot e a Straffe Hendrik. A história da fábrica, cuja administração permanece na família até os dias de hoje, mistura-se muito à de Bruges e esta, com certeza, é uma das constatações durante a visita guiada na sede do local, na Walplein.

O tour guiado pelas salas, cubículos e escadas estreitas da cervejaria é superinformativo e cheio de objetos que contam a história do local. Optei pelo passeio guiado comum, de 45 minutos (€9), que termina com a degustação da Brugse Zot Blonde no café, onde você pode experimentar outros rótulos, além de petiscos e pratos deliciosos. 

2be – The Beer Wall

Site
Como Chegar
Facebook

Na casa do autarca do século XV “Pérez de Malvenda”, onde naqueles dias se guardava o Sangue Sagrado, encontra-se, na esplendorosa plenitude da antiga e da nova arquitectura, a nossa gama de produtos belgas. Uma grande variedade de cervejas, chocolates, biscoitos, camisetas, ect. Depois de visitar a nossa exposição permanente “TODAS AS CERVEJAS BELGAS”, pode desfrutar, no nosso terraço, de uma das mais belas vistas de Bruges.

The Bottleshop

Site
Como Chegar
Facebook

Para quem aprecia uma boa bebida, the bottle shop e um otimo lugar a se visitar em Bruges. O proprietário Louis é um profundo conhecedor de whisky a cerveja, conhece fábricas locais e europeias, método de fabricação de cada bebida e ainda oferece degustação. Você vai encontrar mais de 800 marcas e tipos de cerveja, além de ampla variedade de canecas, taças e gifts. Funciona todos os dias das 10h às 18h30.

Duvelorium

Site
Como Chegar

Localizado no primeiro andar do museu Historium (Markt 1). Único bar temático da Duvel, oferece boas cervejas, ambiente aconchegante e descontraído, bem como um terraço com vista para a principal praça da cidade. Um bom custo benefício é pedir o menu degustação – três cervejas acompanhadas de deliciosos pralinés por apenas €10.

Galler

Site
Instagram
Como Chegar

Na esquina de uma das principais vias, a Steenstraat 5, com a Markt Square – o melhor a fazer é ir provando os que mais chamam a atenção antes de se decidir por quais comprar. Anualmente são criados novos sabores para a coleção, tais como o recheio de ganache com matcha (chá verde japonês) e com yuzu (fruta cítrica originária do leste asiático).

BierAtelier

Instagram
Como Chegar

Tom, o barman é uma enciclopédia de conhecimento sobre cerveja. Você pode obter ótimas cervejas em qualquer lugar de Bruges, o que diferencia esse lugar é que eles fazem degustações. Eles têm 12 torneiras e podem provar várias cervejas menores de cerveja em vez de 1 grande.

4º DIA
03 DE JUNHO

Trem – ida a partir das 5h55 e volta até as 23h59 (duração aproximada 30 min)

Leuven

Site
Como Chegar

De Vlier

Brewer Marc explains how the beer is made by means of pictures taken during the brewing process. You also become acquainted with the different ingredients. After the guided tour, you can savour the various beers in the tasting room and get some explanation on their specific characteristics. Marc serves local snacks with the beers.

Leuven

Site
Como Chegar

De Kroon

The Delvaux family opened a new brewery in 2013 where an older brewery once stood. They make their own special beers. Ground-breaking research is still being conducted under the leadership of Professor Freddy Delvaux, Belgium’s leading flavour expert when it comes to beer.

Leuven

Site
Como Chegar

Hof Ten Dormaal

André Janssens and his sons brew beer using hops and barley they’ve grown themselves. This makes them the first circular production process in Belgium. They love to tell the story of their beer, from the field to the glass, in their atmospheric tasting room. Expect ground-breaking taste innovations in an informal setting.

Leuven

Instagram
Como Chegar

Domus Brauhaus

Domus Brauhaus is a small-scale local brewery with attached café. This allows beer lovers to sample the beers brewed on-site in the perfect setting.

The brewery was completely renovated in 2017 and consists of three beautiful spaces, including a very special medieval cellar. During your visit, you can enjoy the six house brews paired with some treats.

Leuven

Site
Como Chegar

Stella Artois

Stella Artois is part of the world’s largest brewery concern, AB InBev, and is still firmly rooted in its home base of Leuven.

You can visit the brewery on Saturday. Take part in the new interactive guided tour. Experience the brewery in action and enjoy a wonderful Stella Artois after your visit. In short, experience beer in its purest form.

Leuven

Site
Instagram

De Coureur

De Coureur is the latest addition to the brewery scene in Leuven. Brewers Bart & Ine make beers that are energetic, courageous and powerful, just like the cyclists leading a race. In addition to a number of beers available year-round, there is a different beer on tap every month.

Leuven

Site
Instagram
Como Chegar

Adept brewery

Brewer Dimitri Staelens worked with Professor Delvaux (De Kroon Brewery) for many years and has more than 25 years of experience in the field (via Inbev and Duvel-Moortgat). The beers of Adept are served in De Smederij, which is located in the same building. In addition to the four Adept beers – each with its own character – you can also sample seasonal beers and experimental brews.

5º DIA
04 DE JUNHO

3 Fonteinen

Site
Instagram
Como Chegar

Como muitos produtores de Lambic, a história da 3 Fonteinen começa bem antes da fundação oficial da cervejaria como a conhecemos hoje. Seu início remonta a pelo menos 1883 (possivelmente 1849) como uma blenderia de Lambics. O nome 3 Fonteinen significa três fontes, uma referência às torneiras usadas para servir os três tipos de cerveja: lambic, faro e kriek. Em 1953, Gaston Debelder e sua esposa compraram esta antiga operação e fundaram efetivamente a 3 Fonteinen.

Cantillon

Site
Facebook
Como Chegar

A Cantillon é uma cervejaria familiar fundada em 1900 e os mesmos equipamentos continuam sendo usados para produzir em torno de 1.700 hectolitros de cerveja por ano, ou 1.450 barris.

Ela é famosa por ser uma das últimas cervejarias remanescentes que produzem cervejas do tipo Lambic, de fermentação espontânea.

Ermitage Nanobrasserie

Site
Facebook
Como Chegar

Fica bem pertinho da Cantillon (apenas 160 metros) e tem uma proposta jovem e cervejas mais sessionables do que as belgas tradicionais. O horário que o taproom fica aberto é bem limitado, apenas sexta e sábado de 14 às 20h, mas vale a visita. As cervejas são deliciosas e tem disponível régua de degustação.

6º DIA
5 DE JUNHO

Trem – ida a partir das 6h00 e volta até as 21h40 (duração aproximada 70 min)

A Oude Koornmarkt

Como Chegar

A Oude Koornmarkt (Velho Mercado de Milho, em holandês) é uma ruazinha para pedestres super charmosa recheada de restaurantes, um ao lado do outro, além de lojas de antiguidade e uma galeria de arte. Lá também fica o Vlaeykensgang, um pequeno beco que remota do ano de 1591, conectando as ruas Hoogstraat, Oude Koornmarkt e Pelgrimstraat.

Vlaeykensgang

Como Chegar

O beco secreto de Vlaeykensgang data de 1591 e liga Oude Koornmarkt e Pelgrimstraat entre si. Atravesse o portão em Oude Koornmarkt 16 e você se sentirá como se tivesse viajado de volta no tempo.

Antigamente este beco era onde viviam os sapateiros e as pessoas mais pobres da cidade. Os sapateiros também ficaram encarregados de fazer soar o alarme da catedral. Hoje em dia você pode encontrar lojas de antiguidades e galerias de arte aqui, bem como o restaurante exclusivo Sir Anthony Van Dyck. A atmosfera é muito íntima e é por isso que muitas pessoas também gostam de vir aqui para ouvir os concertos do carrilhão durante o verão.

De Koninck

Site
Como Chegar
Instagram

A De Koninck Brewery é uma cervejaria belga sediada em Antuérpia. O copo em que a principal cerveja de De Koninck é servida é chamado bolleke, embora esse termo seja mais coloquialmente usado para se referir a um copo cheio da própria cerveja e é a maneira como a cerveja é pedida em bares.

Ela oferece tours e desgustações abertas ao público. O tour dura cerca de 1 hora e meia e inclui degustação das cervejas belgas produzidas no local – 14 euros tours entre as 11h e 17h30.

Kulminator

Facebook
Como Chegar


O Kulminator é um local que existe graças à paixão de um casal de colecionadores de cervejas. Ao longo dos anos eles conseguiram rótulos fabricados há décadas e hoje contam com mais de 800 opções em seu bar. O Kulminator também tem chopes on tap, mas aqui o destaque são para as garrafas antigas entre as quais é possível, por exemplo, encontrar uma Chimay do ano do seu aniversário (e não importa qual seja o ano).

7º DIA
6 DE JUNHO

Brasserie de la Senne

Instagram
Site
Como Chegar

Você vai ver as cervejas deles em muitos bares e restaurantes com pegada mais independente. É a maior cervejaria de Bruxelas e começaram em 2002. Vendem quase tudo que produzem localmente e fazem todas as cervejas com a mesma levedura, sem filtrar e sem pasteurizar.

Gare Maritime – Food Market

Instagram
Site
Como Chegar

Descubra o terroir belga com 10 novos conceitos de street food, em formato market style, apresentados por 10 chefs de topo num espaço icónico com uma experiência de bar única.

Uma experiência culinária como nenhuma outra e uma festa que nunca para.

Chocolates Neuhaus

Instagram
Site

A história dos Chocolates Neuhaus está profundamente ligada à história do chocolate belga. Como eu já disse em outro post, o chocolate é uma das Quatro Maravilhas da Bélgica. Deste modo, já dá para imaginar que esta chocolateria tem muito a ver com o papel do chocolate na sociedade belga.

A família Neuhaus criou o “praline”, aquele chocolate pequeno, muitas vezes recheado. Além disso, a família usou técnicas de marketing revolucionárias, o que fez os pralines viajarem o mundo todo. Assim sendo, desde o início do século XX, a Neuhaus tornou-se a marca e a primeira loja deste grande império de chocolate, que na Bélgica chega a ser adoração.

8º DIA
7 DE JUNHO

Trem – ida a partir das 5h33 e volta até as 23h00 (duração aproximada 120 min)

Maison Leffe

Instagram
Site

A cerveja Leffe é uma das mais tradicionais da Bélgica, e conta com este recém inaugurado museu interativo, lotado no mesmo prédio de um hotel e restaurante.

Ao contrário do que se imagina, a cerveja Leffe não é feita no local onde fica seu museu e sua fábrica não pode ser visitada. No prédio lindo, duas salas amplas que antes abrigavam uma capela de lindos vitrais, foram muito bem estruturados para receber vídeos que contam a história da cerveja tradicional de Dinant. Cada cerveja fabricada pela Leffe é descrita, com as devidas indicações de harmonização.

Para encerrar, como acontece em praticamente todas as cidades históricas europeias, um programão indispensável carregado de prazer, é andar sem pressa, pelo centro histórico da cidade, parando em suas lojas, restaurantes, doceiras, cervejarias, chocolaterias, etc. Nesse passeio, experimente o mais conhecido símbolo gastronômico da cidade, o  Couque de Dinant, biscoito elaborado com mel e farinha de trigo apresentado nos mais  variados formatos que se possa imaginar. Para quem preferir contemplar a beleza da região sem andar por suas ruelas, Dinant possui um passeio de barco pelo rio Meuse com duração de 2 horas.

9º DIA
8 DE JUNHO

Vôo para Portugal as 16 horas.....ir para o aeroporto por volta das 13h/13h30