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SEO – A importância de ter um site otimizado para seu negócio

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Já falamos em outro post sobre a importância do Marketing de Conteúdo para o desenvolvimento de campanhas e, inclusive, para aumentar as vendas de uma empresa. Nós temos ressaltado cada dia mais, a relevância de se investir nesse trabalho mais especializado.

Dentre os inúmeros motivos que estão fazendo muitas empresas e profissionais aderirem a esse conceito, destacaremos um deles que têm sido foco e base de muitas estratégias e tem contribuído muito para compor o segmento do marketing de conteúdo: as estratégias de SEO.

O que é SEO?

Sabe aqueles primeiros links que você vê (e que não são anúncios!!!) e provavelmente acessa quando procura por alguma coisa no Google? É justamente com isso que o SEO trabalha. Mas, se não são os anúncios e não tem nada “pago”, você deve estar se perguntando o que realmente é o SEO e como ele funciona. Eu te explico:

Search Engine Optimization (SEO) em português é traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.

O SEO se caracteriza por um conjunto de estratégias, técnicas e ações que auxiliam (e muito!) sites, blogs e outras páginas da web a potencializarem e melhorarem seus resultados no rankeamento orgânico de sites de busca. Isso contribui para que seu site tenha mais visitantes e, consequentemente, maiores números de conversões.

Algumas pesquisas já apontaram que a enorme maioria dos cliques em sites de busca não são em links pagos, mas se concentram entre os melhores ranqueados dentro dos resultados orgânicos. Então, para que seu site esteja bem colocado neste ranking, é importante que seja feito um trabalho especializado baseado nas demandas dos buscadores (e aqui falo mais especialmente do Google).

O Google possui vários fatores que interferem e auxiliam no rankeamento. Mas todos eles têm um objetivo maior: aprimorar a experiência do usuário. Sempre.

Por isso, é muito importante, dentro das estratégias de SEO, que nos mantenhamos atentos ao comportamento dos usuários. Sim, esse comportamento nos inclui: o que você geralmente espera quando faz uma busca? A resposta pode nos dar muitas dicas de como melhorar nossos resultados.

Investir em estratégias de SEO e ter um site otimizado, então, pode levar a um melhor rankeamento orgânico nas buscas > mais cliques em sua página > mais visualizações de sua marca/produto/serviço > mais interações > mais conversões > mais venda (e tudo isso sem precisar, necessariamente, anunciar no Google!).
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Conteúdo Relevante e de Qualidade

Para começar a trabalhar na otimização de um site é preciso, então, entender alguns dos principais fatores mais relevantes dentro dos mecanismos de busca.

Falar da qualidade do conteúdo pode parecer besteira e um tanto quanto subjetivo, já que a determinação desta “qualidade” pode variar de pessoa para pessoa. Mas, como não estamos falando de um mecanismo, o Google se utiliza de alguns pontos determinantes para qualificar o conteúdo apresentado:

Utilização de links internos e externos [link building]: podem ser utilizados como referências ou como complemento ao conteúdo que é apresentado.

Palavras-chave campo semântico: utilizar palavras e construções semânticas que consigam envolver e atrair os cliques é um grande aliado nas estratégias de SEO. Ferramentas como Google Adwords e SEMrush são extremamente úteis nesse caso.

Tempo na Página (Time On Page): é claro que, dentro do nível de experiência do usuário num site, o tempo que ele permanece no mesmo depois de acessá-lo também faz muita diferença. Por isso, pensar em um conteúdo que prenda a atenção do visitante é muito importante na determinação de sua qualidade junto ao Google.

Conteúdo exclusivo: não apenas em situações de conteúdo duplicado (fator que pode prejudicar muito o site), a exclusividade tem relação com o valor do que será mostrado ao usuário – o quanto isso será relevante e fará diferença em sua busca.

Para construir um conteúdo diferenciado e agregar valor a ele, existem alguns fatores fundamentais como melhorar a acessibilidade de seu site, incluindo seu design e, muito importante: ter um site mobile friendly! Mas falaremos mais sobre essas e outras dicas num próximo post 🙂

Resumindo: ter um site otimizado faz toda diferença!

Sim. Investir em um trabalho de SEO para o seu site é, sem dúvidas, garantia de sucesso para o seu negócio. Convenhamos que, somente pelo fato de se poder ter sua página no topo dos buscadores sem precisar destinar recursos para a compra de publicidade online já é uma super vantagem, né?

Ainda assim, muita gente ainda tem receio e duvida sobre o potencial do SEO. Por isso, vou elencar alguns pontos que ressaltam sua importância:

1. Autoridade do Site
Ter seu site no topo das buscas do Google te dá muito mais autoridade no assunto ou ramo pelo qual está sendo buscado – e isso significa, em outras palavras, muito mais credibilidade ao usuário que pesquisa. Credibilidade que poderá gerar mais visualizações e conversões!!

2. Atração de Público-alvo Qualificado
Com o trabalho de pesquisa de palavras-chave por trás das estratégias de SEO, seu site tem muito mais chances de receber visualizações de usuários qualificados – que buscam por uma informação/produto/serviço específico – e, com isso, a tendência de um número maior de conversões.

3. Investir em algo que será realmente seu  

Como já foi dito inúmeras vezes, investir em SEO não é para por anúncios no Google – sobre isso, falaremos em outro texto. Mas é claro que, para se ter um trabalho que dê resultados visíveis, é extremamente importante que você disponibilize uma parte do seu tempo ou obviamente, contrate um serviço especializado só para isso. Ah, e pra deixar bem claro:

SEO não é do dia para noite!

Apesar de lidarmos constantemente com a rapidez que o mundo digital e a internet nos proporciona, um trabalho de SEO de qualidade é realmente mensurado com o tempo e demanda um cuidado constante, com atualizações e vigilância contínua.

Está precisando de um trabalho de qualidade para levar seu site ao topo? A WebGear Brasil é uma empresa especializada em Conteúdo Digital e, entre os nossos serviços, possuímos Consultoria Especializada de SEO. Entre em contato e conheça nossos trabalhos já realizados!

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