{Redes Sociais}

Relacionamento estratégico

Um dos fatores do insucesso de muitas empresas é não saber relacionar-se com seu público. Com a fusão e da intercomunicação de canais e mídias, muitas pessoas neste momento estão falando da sua marca, conversando sobre o seu negócio. Estar perto destas pessoas, relacionar-se com elas, é uma oportunidade que a sua empresa precisa aproveitar de forma estratégica, ou monitorar de forma eficiente.


Comportamento do consumidor

Uma visão baseada no comportamento do consumidor considera que as pessoas estão presentes na Internet para interagir em quatro atividades básicas:

  • Relacionamento
  • Informação
  • Comunicação
  • Diversão
No marketing, a comunicação deve estar focada no consumidor, pois essa é uma fonte importante que permite identificar novos públicos e conhecer novos hábitos de consumo. O mundo está e movimento e a tecnologia tem mudado constantemente a forma das pessoas se relacionarem com produtos e serviços. Nada é mais vital do que adotar uma estratégia de marketing digital tendo o consumidor como centro do círculo de influência. Independente da sua empresa estar ou não nas redes sociais, saiba que é neste meio que as pessoas vão falar sobre o seu negócio. Você está deixando de acessar um banco de dados riquíssimo, cheio de grandes novidades. Fazer parte não é uma escolha, você já está nas Redes Sociais.


As regras do jogo


  • Público Prioritário

  • Parece simples decidir essa questão, mas a identificação do público nas Redes Sociais nem sempre é o que parece. O público que comenta e fala da sua empresa nas Redes Sociais nem sempre é o público que consome os seus produtos. E ele pode ser o público com que você tenha que se relacionar de maneira estratégica e prioritária.

  • Qualidade versus Quantidade

  • Essa fórmula procede também nas Redes Sociais. Ter milhões de seguidores na sua Fan Page não significa que você está se comunicando com qualidade. Na maioria das vezes os seguidore curtiram o seu site devido a uma campanha específica e não necessariamente estão ali para interagir e propagar seus produtos e sua marca. Você precisa estar presente na vida deles de forma integral.

  • Pesquisa on-line

  • A pesquisa deve ser exercida de forma constante e permanente pelo marketing digital. A internet é um meio persistente, as informações divulgadas sobre qualquer assunto permanecem ativa, podendo ser consultadas anos depois.

  • Monitoramento

  • Uma das grande vantagens do marketing digital é que seus resultados podem ser medidos. O monitoramento é a ação estratégica que integra os resultados de todas as outras ações estratégicas, táticas e operacionais, permitindo verificar os resultados e agir para a correção de rumos ou melhoria das ações.

  • Postura e Persistência

  • Quem sabe mais nem sempre tem razão. As críticas contra o seu negócio e a sua empresa nem sempre são verdadeiras e fiéis a realidade. Neste caso vale a postura e a forma de posicionar-se frente às críticas, sejam elas bem ou mal intencionadas. Persistir em uma postura de altruísmo, buscando sempre entender o problema na raiz, na essência da sua causa, é uma tarefa difícil mas fundamental nas Redes Sociais. O importante também é estar preparado para assumir as consequências do erro com seu público prioritário.

    O que podemos fazer por você


    • Pesquisa de Benchmarking e criação de Personas para as Redes Sociais do seu segmento
    • Criação de perfis e identidade visual
    • Criação de campanhas sazonais e promoções
    • Remarketing (estratégia que mostra anúncios para usuários que já acessaram seu site, ou perfil social)