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Lançamento de Curso Online: conheça os tipos e qual o melhor para o seu infoproduto

lançamento de curso online

Quando se trata de lançamento de curso online, não há um “caminho certo” para seguir. Porém, existem algumas recomendações padrões. Isto é, com base em experiência e segmentos de mercado, que funcionam bem, mesmo para diferentes públicos. 

Claro que há exceções para cada regra. Ou seja, o que funciona melhor para outros, pode não ser a melhor opção para você. Decerto, todos nós temos nossos próprios públicos e modelo de negócio. Justamente por isso, pode ser difícil entender os diferentes métodos de lançamento. Ainda mais difícil decidir qual melhor se encaixa para qual situação. 

Nesse artigo que preparamos, vamos apresentar três dos principais métodos de lançamento de cursos online existentes. Mas também algumas dicas gerais de como funciona um lançamento na prática!

Lançamento de curso  “Evergreen”

Ter um lançamento de curso “Evergreen” significa que você vai lançar o seu curso uma vez. Em seguida, ele estará disponível indefinidamente. Ademais, esses cursos normalmente são vistos em plataformas de ensino EAD. Lá só é necessário fazer a matrícula para uma área de acesso, além disso, não há data definida para o início e fim.  

Lançamento de curso Aberto

A ideia de um lançamento aberto é que você criará o curso uma vez e, em seguida, realizará grandes campanhas de lançamento várias vezes ao longo do ano. Esses tipos de lançamentos ajudam a criar urgência e excitação. 

Disponibilizar seu curso por apenas algumas semanas no ano pode dar às pessoas uma sensação de “agora ou nunca”, o chamado gatilho da escassez, que impulsiona o público a querer adquirir o seu produto. 

Lançamento de Curso Fechado

Esses cursos também tem início e fim programados, porém, as turmas são fechadas e as vagas limitadas. Isso é interessante porque adiciona o elemento da exclusividade, chamando à urgência da compra. 

Se os cursos são o seu negócio online, vale a pena investir tempo e experimentar o modelo aberto-fechado que funciona para tantas pessoas.

Criando sequências de e-mail para envolver o público, mesmo aqueles que abandonaram o carrinho, ou abriram determinado e-mail da lista. Você pode criar durante esse percurso várias listas de e-mails com desejos diferentes. Para um lançamento neste estilo, você precisa ter uma lista aquecida, ou vir aquecendo o seu público há algum tempo, se ainda não tem uma base grande e ativa. 

Lançamento de cursos na prática

A estratégia de lançamento é importante, mas qual estratégia de lançamento você escolhe implementar é um pouco menos. Enquanto você tiver um produto sólido e um público interessado e engajado, é provável que você encontre sucesso, não importa qual método você escolha. A estratégia pode variar de acordo com o segmento, preço do curso e quanto você está disposto a investir no seu lançamento. Nenhuma base de clientes aguenta a venda do mesmo curso por muito tempo, é preciso renovar-se e pensar em novos modelos de vender e entregar conteúdo.

Pense nos objetivos do seu negócio, no seu tempo livre e nos recursos disponíveis para você. 

Objetivo do Lançamento de Cursos

Seu objetivo é gerar demanda pelo que você está ensinando, criando uma compreensão do seu produto, aumentando a necessidade do benefício e construindo confiança através de conteúdo de alta qualidade.

Você precisa educar seu público sobre o tema do seu curso e ajudá-los a entender por que aprender mais seria valioso. Se você está ensinando um curso online sobre SEO para blogueiros, primeiro ensine ao seu público o que é o SEO. Seu e-mail, enviado depois disso, pode deixá-los saber como você triplicou o tráfego do seu blog, focando no SEO.

Você quer que seu público entenda que o que você está ensinando é uma coisa real. Não só isso, mas você quer que eles queiram saber mais.

Durante a fase de promoção você pode começar a vender. Deixe seu público saber que o SEO mudou a sua carreira, que abriu portas que você nunca pensou que fossem imagináveis, e que você quer ajudá-los a colher os mesmos benefícios.

Dê a eles um código de cupom exclusivo ou bônus exclusivos que apenas as pessoas da sua lista de e-mail receberão, para criar o senso de urgência. (Isso é especialmente ótimo se o seu lançamento for “evergreen”) Você pode deixar o cupom disponível por tempo limitado, ou optar por oferecê-lo apenas aos primeiros 100 compradores.

Automatizando o Lançamento de Curso

Não importa que tipo de lançamento você opte, é uma boa ideia tê-lo pelo menos um pouco automatizado para economizar seu tempo e energia. Há os grandes óbvios, como automatizar e-mails, mas existem algumas pequenas estratégias que você também pode implementar.

Antes do dia do lançamento, escreva todos os seus e-mails com antecedência e agende-os em seu programa de e-mail marketing de escolha e tenha-os agendados e prontos para ir.

Você terá mensagens de entrada suficientes que você precisará responder e comentários que precisam da sua atenção que você não vai nem querer pensar em escrever e-mails ao longo do dia.

Automatizando respostas de e-mail

Não importa o quão completa e bonita seja a página de FAQ no seu site de curso, você ainda vai ter pessoas ignorando-a completamente, em outras palavras, elas vão enviar suas perguntas diretamente.

Ter uma resposta enlatada que você envia irá economizar uma tonelada de tempo quando se trata de responder perguntas que estão sendo feitas repetidamente.

Automatizando as mídias sociais

Quando você está ocupado com o seu lançamento você provavelmente não quer passar um monte de tempo nas mídias sociais. Portanto, se você enfileirar seus tweets, postagens no Facebook e fotos do Instagram com antecedência, isso será uma coisa a menos para se preocupar.

Esperamos tê-lo ajudado um pouco no lançamento do seu curso, ao menos no sentido de indicar qual a melhor estratégia para você, considerando o seu negócio. Caso reste alguma dúvida, por favor, entre em contato! Ficaremos felizes de atendê-lo.

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