E-Commerce: estratégias de marketing digital para turbinar as vendas
abril 27, 2018
7 lições com a derrota
7 lições que devemos aprender com a derrota do Brasil para a Bélgica
julho 7, 2018

15 Dicas Poderosas para você começar a vender utilizando o WhatsApp

whatsapp

De que maneira podemos vender pelo WhatsApp? É uma pergunta muito frequente dentro das empresas com equipe de vendas estruturada. Afinal o WhatsApp se tornou o braço virtual de muitos vendedores acostumados a venda de balcão.

Atualmente, o aplicativo WhatsApp abarca mais 1,5 bilhão de usuários (estamos em junho de 2018, quando você ler esse número já estará desatualizado), no Brasil, estamos com mais de 200 milhões. Diante de números como esses, fica evidente a razão pela qual fazer vendas pelo WhatsApp é uma chance certa de aumentar a receita de qualquer empresa. É inegável que o WhatsApp tornou-se um poderoso mecanismo de vendas, e por essa razão, preparamos 15 Dicas para sua empresa vender mais, e de forma organizada pelo WhatsApp!

Um dos principais benefícios do aplicativo WhatsApp, é o fato de ser gratuito, sendo apenas necessário estar conectado à internet. Outra vantagem, é a capacidade de fazer atividades simultâneas durante sua utilização, como falar ao telefone, enviar mensagens, fotografar ou filmar e participar de grupos. As pessoas não têm mais a resignação para atender chamadas telefônicas a todo momento, por outro lado, responder uma mensagem de WhatsApp é rápido, natural, e muito mais tranquilo.

15 Dicas Poderosas para você começar a vender utilizando o WhatsApp

  1. Providencie um aparelho de telefone celular exclusivo para o atendimento comercial da empresa. Quando a empresa apresentar uma alta quantidade de atendimentos, produtos e serviços, é recomendado um número de WhatsApp para cada vendedor da corporação.
  2. Redes Sociais e WhatsApp: antes de fazer vendas, você precisa gerar uma base de contatos, por isso, utilize o maior número de redes sociais possíveis (lógico que com o perfil do seu negócio), para difundir o WhatsApp da sua empresa.
  3. Site focado em vendas via WhatsApp: em vez de do telefone clássico que ninguém utiliza mais, divulgue em seu website pessoal o número comercial do seu WhatsApp. Se possível, peça ao desenvolvedor do seu site instalar um botão de acesso direto ao WhatsApp ou WhatsApp Web (para desktop e notebook) logo no topo da página, ou em páginas estratégicas do seu site.
  4. Listagem de contatos atualizada: analise o rol de clientes atuais, identifique quais apresentam WhatsApp e adicione no seu telefone comercial.
  5. Salve o nome de cada cliente no telefone celular: defina uma palavra que fique fácil identificar cada cliente, usando a própria palavra “cliente” por exemplo. Caso seja uma empresa com vários produtos e serviços, defina uma palavra adicional, exemplo: Cliente Roupa Masculina João.
  6. Listas de Transmissão: depois de organizar todos os seus contatos, crie listas de transmissão com os clientes que são potenciais compradores do mesmo produto ou serviço da sua empresa. A lista de transmissão, é uma utilidade na qual você pode mandar uma comunicação para vários contatos ao mesmo tempo, sem que um contato tenha acesso ao número do outro. Para ser eficaz, é preciso que os clientes estejam agrupados (segmentados) de acordo com seu interesse, uma vez que, se um cliente está interessado em adquirir camisas masculinas, de nada adianta mandar informativos de moda femininas. Difundir um produto ou serviço que não seja da simpatia de seu Prospect, pode deixar uma imagem negativa da sua empresa, fique ligado para apenas divulgar assuntos de interesse do seu público.
  7. Email Marketing: faça uma campanha por e-mail para todos os seus clientes, informando que a partir de hoje, vocês irão proporcionar um novo modelo de atendimento pelo WhatsApp. A empresa está focada em atender melhor e com mais velocidade, e por isso terão um canal direto de atendimento pelo WhatsApp. Crie um link no seu e-mail utilizando esse código: (http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511999999999), substitua os números, deixe apenas o número 55 que faz referência ao código de área do Brasil. Quando as pessoas clicarem ai serão direcionadas para o seu whatsapp, imediatamente. Na mensagem do e-mail peça para o cliente te adicionar assim que clicar no link (botão), se ainda não tiver feito isso. Isso ajuda no disparo para uma lista de transmissão.
  8. Facebook Ads: realize campanhas exclusivas de Vendas pelo Facebook, oferecendo Descontos Especiais para que as pessoas possam participar somente ingressando em um grupo “VIP” no WhatsApp. Ofereça descontos especiais para todos os membros do grupo periodicamente. Lembre-se sempre de que tudo deve estar alinhado com o marketing e a sua gerencia de vendas. Não dá para sair fazendo desconto de produtos e vendas exclusivas sem um alinhamento com todos os responsáveis. Lembre-se que outros vendedores podem querer ter a mesma oportunidade.
  9. Google Adwords: divulgue seu novo canal de vendas por meio de Links Patrocinados do Google. Anunciar no Google não é um bicho de sete cabeças, procure se informar, estude e saia na frente da concorrência. Informe sempre na sua campanha o número de WhatsApp, ou deixe sempre a vista na página de aterrissagem, ou página que a pessoa será direcionada após clicar em seu anúncio.
  10. Relacionamento: Não se iluda achando que as pessoas vão contatá-lo e realizar uma compra imediata. Isso pode acontecer se você já tem uma lista superaquecida, a famosa lista “tira pedidos”. Mas todos sabemos que hoje isso é muito difícil. Até mesmo vendedores mais antigos, em qualquer segmento, tem dificuldade em manter a fidelidade de compra de seus clientes mais próximos. A qualidade no atendimento sempre será um fator determinante na venda, seja ela on ou off-line. Tem coisas que a tecnologia não consegue mudar. Ainda bem!
  11. Diário de Informações: é muito importante que sua equipe comercial utilize um sistema CRM, ou até mesmo uma simples planilha em Excel para gravar tudo que foi conversado com o cliente, para que nos próximos contatos seja possível identificar o que está sendo negociado com o cliente, sem a necessidade de interpelar o que foi conversado novamente.
  12. Horário de Atendimento: algumas companhias realizam atendimento somente em horário comercial, se esta for sua escolha, deixe bem evidente isso em sua comunicação. Não obstante, se você quer fazer várias vendas, recomendamos que tenha uma equipe regular de plantão, para realizar o atendimento em horários diferenciados que o Cliente Potencial pode entrar em contato com você.
  13. Pronto Atendimento: uma das principais qualidades deste aplicativo, é a prontidão na comunicação. Logo, para ser bem avaliado nesta poderosa ferramenta de vendas, é importante que o tempo de resposta seja rápido, se possível em até 5 minutos, na pior das hipóteses, em 20 minutos.
  14. Treinamento: é super relevante que sua equipe receba um treinamento de profissionais capacitados em Marketing Digital sobre Vendas pelo WhatsApp. É bastante comum companhias gerarem essa demanda pois entendem que sua equipe comercial não está apta a fazer vendas utilizando o Whatsapp. A linguagem é tudo neste meio. Por isso é importante realizar um atendimento personalizado, com textos objetivos e diretos, com base no perfil do seu cliente. Se estiver precisando de uma assessoria especializada para dar um up no seu marketing digital ou até mesmo melhorar a sua presença digital, clique aqui.
  15. WhatsappWeb: não há nada mais desagradável que você entrar em uma empresa e um indivíduo ficar teclando no WhatsApp e não te dar atenção, não acha? Porém não se preocupe, usando o aplicativo WhatsAppWeb você pode acessar todas as mensagens do WhatsApp por um notebook ou desktop.

Agora é com você. Boas vendas!