algoritmo facebook
O que é e como funciona o algoritmo do Facebook
fevereiro 23, 2018
A tecnologia e o futuro do trabalho humano: mais criatividade e imaginação
abril 13, 2018

Youtube: 4 motivos para sua empresa investir na produção de vídeos

ads-youtube

Já mostramos inúmeras ferramentas que auxiliam no trabalho e na eficiência do marketing digital para empresas. Falamos sobre o que é e-mail marketing, landing pages, ChatBots, anúncios no Facebook. Hoje, vamos falar um pouco sobre uma ferramenta mais ampla: Youtube.

Atualmente, temos uma sociedade que usufrui cada vez mais dos recursos que smartphones e acessórios como tablets e ipads proporcionam (e, para mantê-los, os produtores de conteúdo, obviamente, precisam sempre inovar e diferenciar).

Um dos recursos que tem tomado conta das redes é o vídeo. O audiovisual tem proporcionado uma experiência muito mais agradável aos usuários, especialmente nesse contexto “mobile”.

Por isso, precisamos falar sobre o Youtube: um canal prático, acessível, muito visualizado e com grande poder de cativar o consumidor.    

Segundo pesquisa da Agência Carcará, oito em cada dez usuários de internet no Brasil acessam o Youtube . Além disso, 52% das pessoas realizaram alguma ação depois de assistirem alguém vídeo online.

Esses números nos mostram que o vídeo deixou de ser apenas um complemento para nossos conteúdos e estratégias – ele passou a ser a própria estratégia.

Um pouco mais sobre o Youtube

O Youtube nasceu oficialmente em 14 de fevereiro de 2005, registrado pelo trio Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A ideia de criar a plataforma surgiu, obviamente, depois de constatarem o quanto era difícil acessar e assistir vídeos na internet.

A Nike foi a responsável pela primeira “explosão” com um vídeo que ficou na história: Ronaldinho Gaúcho calçando suas chuteiras e acertando chutes no travessão várias vezes seguidas.[Olha aí a marca se arriscando e utilizando novas plataformas como forma de apresentar sua marca!!!].

É claro que o visual do site foi mudando e a proporção que ele foi tomando também – a princípio, seus fundadores acreditavam que seria uma plataforma mais privada.    Mas, o Youtube foi crescendo e ganhando uma dimensão inesperada, até que começa a receber investimentos.

Investimentos como o do Google, que comprou o Youtube por $ 1,65 bilhão. A equipe fundadora, porém, continua em sua maioria até hoje – e o site funciona de maneira muito independente.

As visualizações e número de usuários vão crescendo. Os destaques na mídia tornam frequentes. As ferramentas de imagem, gravações de vídeo e áudio vão melhorando e, dessa forma, o Youtube chama atenção dos profissionais mais antenados do marketing.

A plataforma também vai se refazendo e reestruturando. Seu algoritmo deixa de contar apenas com o número de visualizações e passa a considerar o tempo que o usuário passou assistindo ao vídeo.

Assim vai nascendo e crescendo a noção de cativar o usuário para que ele assista todo o vídeo (e isso inclui, claro, vídeos não muito extensos dependendo do que se trata). Nasce também a própria cultura dos youtubers – a geração de influenciadores digitais que ganha dinheiro produzindo conteúdo para plataformas como o Youtube.

Marketing no Youtube

Como vimos, o Youtube cresceu e os segmentos começaram a aproveitar de sua influência e poder para conquistar o público. Empresas, marcas e até mesmo pessoas.

Não diferente aconteceu com a área do Marketing Digital, que viu na plataforma mais um meio de chegar ao consumidor e cativá-lo. São mais de um bilhão de usuários e bilhões de visualizações diárias que não dá pra deixarmos passar despercebido, não é?

Além de todos os dados que já vimos sobre a abrangência e influência do Youtube, vamos listar 4 motivos para você investir na produção de conteúdo para Youtube como parte de suas estratégias de marketing 😉

4 motivos para investir

1. Ter um canal no Youtube mostra que a empresa se mantém atualizada

Afinal, o Youtube se tornou uma plataforma extremamente abrangente e um meio de comunicação utilizado por bilhões de pessoas. Está em constante mudança e sempre trazendo inúmeras novidades. Fazer parte disso de maneira inteligente é estar atualizado e antenado!

2. Conhecer seus clientes

O Youtube proporciona um botão, chamado “Insights”, onde o administrador do canal pode obter dados sobre as visualizações, como idade média dos usuários que viram o vídeo, localidade, sexo, etc. Um ótimo jeito de melhorar sua forma de comunicação!

3. Conteúdo Exclusivo

Produzir conteúdo exclusivo para Youtube é de grande valor para empresas e marcas que querem fortalecer seu relacionamento com os consumidores e dentro do meio digital. Geralmente, quem acessa seu canal do Youtube está interessado em saber coisas diferentes do que já encontrou em outros canais.

4. Ganhar visibilidade

Produzir e fortalecer um canal no Youtube de maneira estratégica é um passo importante para sua marca ter mais visibilidade. Inclusive, ganhando mais acesso pelo Google e, assim, atraindo mais tráfego para seu site ou blog – e de maneira orgânica!

Os motivos você já tem, agora é só investir!
E nós da WebGear podemos te ajudar!
Conheça mais sobre nosso trabalho, entre em contato conosco!

Abrir Chat
Olá, tudo bem? Que bom que está por aqui. Como posso te ajudar?